Muzambinho sediou a Plenária Microrregional do Parlamento Jovem, recebendo estudantes de Poços de Caldas, Albertina, Cabo Verde, Muzambinho, Bandeira do Sul e Botelhos. O vereador e presidente da Câmara Gilmar Labanca fez abertura e desatacou a importância da juventude estar envolvida e entender que sua participação política é o que vai trazer para a administração pública dinamismo e novas propostas. “Recebemos as caravanas com muito entusiasmo no nosso município”, disse.
Ainda na abertura, a vice-prefeita e Secretária de Educação Heloisa Magalhães deu as boas-vindas. “Como professora é uma honra estar aqui, a educação tem que ir além dos muros e ensinar para a vida, a participação política faz parte da minha vida familiar e profissional. Em casa, meu pai foi vereador, meu irmão também, cresci em um ambiente onde a educação e a política andam juntas para melhorar a vida das pessoas. Foi esse o motivo que me levou sempre a não me acomodar com que era possível e lutar por mais. Parabéns Gilmar e aos organizadores por investirem nos jovens e acreditarem na educação”, falou aos presentes.
Estiveram na cerimônia de abertura Silvano Fulaneto (Diretor de escola em Albertina), vereadores de Albertina Ivan Marques e Danilo José; vereadores de Poços de Caldas Lucas Arruda e Douglas Souza; Maísa Gianini (presidente da Câmara de Cabo Verde) e os vereadores de Muzambinho Afrânio Verdureiro, Marcos Ferreira e Lúcia Bernardes.
Na oportunidade, foram votadas as propostas elaboradas pelos alunos sobre o tema Saúde Mental do Jovem e escolhidas algumas para discussão na próxima etapa do projeto.
A Plenária Microrregional é uma preparação para a regional que ocorre em Poços de Caldas no dia 10 de agosto. “Durante todo o ano de 2022, os alunos participaram de oficinas de formação política, temáticas e preparatórias para a elaboração das propostas sobre o tema central. No início do mês de junho, os representantes de Poços estiveram na cidade de Passos (MG) para o Encontro Regional do Polo Sudoeste, onde houve uma oficina sobre as Regras de Grupos de Trabalho e Plenária e uma palestra sobre “Saúde Mental e Adolescência”, além de atividades e dinâmicas ao ar livre”, explicou Thaisa Vieira, responsável pelo programa em Muzambinho.
Tais Ferreira, diretora da Escola do Legislativo e coordenadora do PJ, falou sobre as expectativas para a etapa do projeto. “São várias etapas até a elaboração final das propostas que vão ser apresentadas em Belo Horizonte. Cada uma é fruto do trabalho desenvolvimento este ano. Estou muito orgulhosa dos estudantes pelo empenho e dedicação para elaborar as propostas desta edição. As propostas da microrregião passarão por um aprimoramento para a próxima fase e, assim, sucessivamente até chegar à etapa estadual. Nesta etapa, as propostas serão entregues aos deputados da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais”, falou.
“Fomos a Muzambinho e contamos com participação de estudantes da Escola José Gomes, vereadores Danilo e Ivan, tratando de ações para a Saúde Mental do Jovem, sendo muitíssimo bem recebidos pelo Presidente da Câmara de Muzambinho, o estimado amigo, Gilmar Labanca, elogiou o diretor escolar de Albertina”, falou Silvano Fulaneto.
PARLAMENTO JOVEM MINAS – O PJ Minas é um projeto de formação política e educação legislativa destinado aos alunos do ensino médio. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões. O tema desse ano é Saúde Mental do Jovem. A partir das oficinas e demais debates sobre o assunto, os estudantes devem elaborar propostas para serem votadas na Plenária Municipal. Aquelas aprovadas serão encaminhadas à Prefeitura pelos vereadores, podendo se tornar políticas públicas na área da saúde.
Neste ano, Poços de Caldas coordena o Polo Sudoeste, que é formado pelas cidades de Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Cássia, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Pratápolis e São Sebastião do Paraíso.
(COLABOROU: VALÉRIA VILELA)