Presidente da Câmara Municipal, vereador Gilmar Labanca, junto com o prefeito Paulinho Magalhães, acompanham o jovem parlamentar de Muzambinho, José Augusto, estudante do IFSULDEMINAS, em Belo Horizonte, para a Plenária que acontece entre os dias 21, 22 e 23 de setembro na Assembleia Legislativa.
“Esta é uma oportunidade de avançar nas discussões e ampliar meus conhecimentos em processos e temas ligados ao nosso cotidiano,” relatou José.
“A educação politica é um instrumento de formação da juventude. Muzambinho fez um trabalho muito bonito este ano e também sediou a regional, valorizamos e incentivamos a participação do jovem na vida política do nosso município”, falou o prefeito.
Para Gilmar, o evento “é um aprendizado não só para os jovens, mas para nós que estamos envolvidos nos eventos de formação, o diálogo é um instrumento da democracia. E com o debate de ideias ampliamos nossa reflexão sobre a realidade que estamos inseridos”, disse.
A fase final do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), na sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) conta com a presença de jovens de diferentes municípios do estado que participam de uma ampla programação em Belo Horizonte.
Este ano o tema das discussões foram as propostas para Saúde Mental do Jovem. O PJ Minas é um programa de formação política e cidadã destinado aos estudantes do ensino médio, realizado pela ALMG em parceria com câmaras municipais e com apoio da PUC Minas. Participam, neste ano, 121 câmaras municipais, divididas em 18 polos.
Depois de uma rodada para encontros e reencontros, no Pátio das Bandeiras, os jovens fizeram exercícios de preparação para o improviso de esquetes teatrais com os temas que concorrem para 2023: “Jovem e mercado de trabalho”; “Jovem e educação financeira”; e “Jovem e acesso à cultura”. A atividade foi conduzida por artistas e diretores do Centro de Pesquisas Teatrais (CPT), que também cedeu figurinos e adereços para as apresentações.