O professor Wilian Peres Lemos celebrou no último dia 21 de janeiro seus 80 anos.
Conhecido na juventude como “O Goleiro Voador”, foi considerado o “Yashin” de Minas Gerais. É assim que o site (Que fim levou de Milton Neves) se refere ao profissional que ajudou a construir a educação em Muzambinho. Na idade adulta, passou a ser chamado de Willian da Faculdade. Com uma história que ficou marcada pelo trabalho como presidente da Fundação Educacional Muzambinho e da Escola Superior de Educação Física do município. Formado em Belo Horizonte, na PUC, filho de Nair Peres Lemos e Wilson Sanches Lemos. Wilian, natural de Ouro Fino (MG), é casado pela segunda vez. Dos dois filhos que teve do primeiro casamento, perdeu o caçula em um desastre de automóvel. O mais velho é Alexandre Zaghi Lemos, jornalista e publicitário, que trabalha em São Paulo. Tem dois netos, Thiago e Davi, que moram em São Paulo e constantemente vem visitar o avô.
Em Muzambinho, Wilian junto com Paulo Ferreira de Carvalho, Benedito Dino e José Antonio de Araújo foram os fundadores da Rádio Continental, que depois foi chamada de Rádio Rural.
Também esteve presente no cenário nacional pelo reconhecimento do diploma do profissional de educação física.
Nos anos 60, Wilian, canhoto, foi grande jogador de basquete e vôlei. Com informações do site “Que fim levou”, conheça um pouco da atuação no esporte. Em 17 de janeiro de 1960 participou de um jogo histórico, atuando no gol de uma seleção sul mineira que enfrentou o Olaria Atlético Clube do Rio, que concentrado em Poços de Caldas, vinha goleando seguidamente por mais de 10 gols em jogos amistosos os times de Alfenas, Poços, Botelhos, Guaxupé, Bandeira do Sul, Varginha, Machado e Campestre. Resultado: Olaria 12 x 0 Muzambinho. Nove gols de Jaburu. Três goleiros foram utilizados na partida: Wilian Peres Lemos (o Yashin de Minas Gerais), Paulo Pingaiada e Inhaque.
Para melhor entender o apelido da juventude de Wilian, Lev Ivanovich Yashin foi um jogador de futebol soviético que atuou como goleiro, considerado por muitos como o melhor goleiro da história.
(COLABOROU: VALÉRIA VILELA)