Senado Federal homenageia os 200 anos da criação do Parlamento brasileiro

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Na quarta-feira (3), o Senado realizou sessão especial em homenagem aos 200 anos da instalação da Primeira Assembleia Constituinte, em 1823, e a criação do Poder Legislativo no Brasil. Conduzida pelo presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a cerimônia contou com as presenças do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes; do procurador-geral da República, Augusto Aras; e do ex-presidente da República e ex-senador José Sarney.

“A Constituinte de 1823 significa um marco na história pátria, porque introduziu no ordenamento jurídico as ideias de direitos individuais, separação de Poderes e limitação do poder do Estado – temas fundamentais ao desenvolvimento de um Estado de Direito. Ao fazê-lo, ainda inaugurou o Poder Legislativo nacional. Antes, as deliberações se restringiam ao âmbito local, ou às cortes portuguesas”, lembrou Rodrigo Pacheco em seu pronunciamento.

O presidente do Senado afirmou que entre as missões do Parlamento brasileiro atual está “a representação de todos – o Brasil em sua pluralidade”. Segundo ele, a defesa e o fortalecimento do Estado de Direito e dos princípios democráticos são uma das principais responsabilidades dos deputados e senadores.

“O Parlamento hoje não só legisla. O Parlamento autoriza, o Parlamento fiscaliza, o Parlamento delibera. Mas, antes de mais nada, o Parlamento expressa, o Parlamento afirma, o Parlamento representa”, disse.

O requerimento de realização da sessão, no Plenário da Casa, foi de autoria do senador Rogério Carvalho (PT-ES). Também participaram do evento o líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP); o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass; parlamentares; delegações diplomáticas, membros do Judiciário e do Ministério Público.

 

Bicentenário do Senado

No dia 3 de maio é celebrado, também, o Dia do Parlamento, criado em 1973. Na sessão foi realizado o lançamento da coleção “As Fallas do Throno – Senado e Câmara na construção do Império do Brasil”. A publicação reúne os discursos solenes em que os imperadores brasileiros apresentaram ao Parlamento os principais fatos, projetos e expectativas para o país.

Para alunos de escolas do Distrito Federal, o grupo “Caixa Cênica” encenou peça teatral na qual foi retratada a reunião de instalação da Assembleia Constituinte. A apresentação ocorreu no Salão Negro do Congresso Nacional.

A data também marcou o início das comemorações pelo bicentenário de criação do Senado brasileiro, instituído em 1824. No próximo ano, será realizada uma série de eventos para celebrar os 200 anos da instituição.

 

(ASCOM)

Notícias Recentes