MAIS GENÉTICA ESTARÁ NA MEGALEITE 2023

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

O programa Mais Genética, idealizado pelo deputado federal Emidinho Madeira, ocupará um pavilhão inteiro na Megaleite 2023, que será realizada de 7 a 10 de junho no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. No espaço estarão expostas novilhas de alto padrão, frutos do programa, provenientes de pequenos produtores do Sul e Sudoeste de Minas. O Mais Genética está presente atualmente em 127 municípios da respectiva região e tem se expandido para outros locais de Minas e estados do Brasil. A iniciativa do parlamentar, que também é vice-presidente da Comissão da Agricultura, membro e coordenador da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) e nomeado, recentemente, ‘Relator da Subcomissão Permanente do Leite na Comissão de Agricultura’, funciona em parceria com o governo do Estado através da Emater, Ifsuldeminas Campus de Muzambinho e prefeituras. Toda a inseminação é cem por cento gratuita. A Megaleite é organizada pela Associação do Girolando, e é considerada a maior feira da pecuária leiteira do Brasil.

 

GOVERNADOR ROMEU ZEMA VAI PARTICIPAR DA INSEMINAÇÃO DA VACA 200 MIL AO LADO DO DEPUTADO EMIDINHO MADEIRA

Para comemorar a marca histórica de 200 mil vacas inseminadas, um animal está sendo preparado para receber o material genético em solenidade oficial, com a participação do governador Romeu Zema. De acordo com o deputado Emidinho Madeira este é um momento de grande importância porque o programa se tornou realidade, ganhou notoriedade e a confiança das autoridades como o governador Romeu Zema, “a quem a gente agradece muito pelo apoio através da Emater”, ressalta o deputado.
“Os bons resultados do Mais Genética não dependem de grandes investimentos. Os custos são muito baixos diante dos resultados. Não podemos deixar de agradecer, imensamente, a parceria com as prefeituras, que arcam com os salários dos inseminadores, o abastecimento e manutenção das motos e a reposição do nitrogênio dos botijões de sêmen. Ao Instituto Federal de Muzambinho, que apoiou desde o início na formação dos inseminadores e se tornou praticamente uma sede do programa, nosso eterno agradecimento, bem como aos inseminadores, que carregam o Mais Genética nas costas. E ao pequeno produtor de leite e gado de corte, deixo aqui minha admiração. Não é fácil sobreviver da atividade rural e o pequeno produtor é a razão do Mais Genética existir”, finalizou o deputado Emidinho Madeira.

 

SOBRE O MAIS GENÉTICA

O programa Mais Genética foi idealizado pelo Deputado federal Emidinho Madeira em 2016, quando ainda era deputado estadual.
Na Megaleite será inseminada a vaca de número 200 mil, referente a 127 municípios do Sul e Sudoeste de Minas, região de atuação do parlamentar. Até o momento firam registrados 120 mil nascimentos, tudo a custo zero ao pequeno produtor.
O programa é custeado com emenda parlamentar do deputado federal Emidinho Madeira, que indica os recursos ao Estado. A Emater faz a compra do sêmen, instrumental de inseminação, botijões de sêmen e motos que são disponibilizadas aos inseminadores.
As prefeituras custeiam o salário dos inseminadores, mantêm e abastecem as motos e repõem o nitrogênio dos botijões.
O Ifsuldeminas Campus de Muzambinho participa na formação dos inseminadores e é o centro de apoio do Mais Genética.
“Este é o maior programa do mundo de inseminação artificial totalmente gratuito ao pequeno produtor. Todo o material genético disponibilizado é de excelente qualidade, dando condições ao pequeno produtor de formar um gado somente visto em grandes propriedades, porém, sem as parceria, seria impossível colocá-lo em prática”, Emidinho Madeira .

 

(ASCOM)

Notícias Recentes