Em Alfenas, governador destaca produtividade econômica do estado no Circuito E-Minas 2023 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Evento reúne lideranças empresariais para discutir e impulsionar o desenvolvimento de negócios em Minas

O governador Romeu Zema participou, na quinta-feira (10/8), em Alfenas, no Sul de Minas, da quinta etapa do Circuito E-Minas 2023. O evento é uma realização da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas (Federaminas), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Alfenas (Acia), e reuniu mais de cem empresários nesta fase.

Durante a solenidade, o governador Romeu Zema destacou avanços realizados no agro e também nas áreas de desenvolvimento econômico e social. Ele ressaltou a importância da parceria com as instituições, o que contribui para a geração de empregos e renda no estado.

“Nesses quatro anos e meio, conseguimos volume recorde de investimentos atraídos para o estado e estamos caminhando para a geração de um milhão de empregos formais. Isso é muita coisa em um estado com tantos habitantes como Minas Gerais. O desemprego em Minas está reduzindo e isso é fruto de uma ação conjunta com as entidades de classe, como a Federaminas, Fiemg, Faemg, entre outras”, disse.

Em painel sobre o desenvolvimento econômico da região, o governador também respondeu perguntas dos participantes, com o presidente do Sebrae, Marcelo Souza, o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, e o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues. 

“Quando era empresário, ao invés de administrar a empresa, perdia boa parte do meu tempo tentando acompanhar mudanças e entender a complexidade da papelada”, ressaltou, referindo-se às dificuldades e burocracias encontradas pelo setor privado para empreender no Brasil. 

Após o exemplo, Romeu Zema salientou o trabalho do Governo de Minas para reduzir essas burocracias. “Desde que assumi, só temos simplificado a vida de quem trabalha, de quem investe e gera empregos aqui no estado. Antes o micro e pequeno produtor rural precisavam recolher o ICMS do produto à venda, ir na administração fazendária, mostrar que recolheu e solicitar nota fiscal. No nosso governo isso tudo passou a ser feito pelo celular, notebook e com prazo para poder pagar”, completou.

 

Circuito E-Minas

O evento é organizado pela Federaminas, com apoio do Sebrae. Neste ano, mais de cem empresários ligados à Federaminas participaram. O Circuito E-Minas tem o objetivo de reunir lideranças empresariais para discutir o desenvolvimento de Minas, a efetiva participação das Associações Comerciais e seus associados na construção de novas oportunidades para o empreendedorismo local, regional e estadual.

“O principal objetivo do circuito é estabelecer uma aproximação institucional entre associações locais e iniciativas de investimento disponíveis em todo o estado. Trata-se de  excelente oportunidade de impulsionar o desenvolvimento de negócios, analisar possibilidades de investimento e buscar potenciais parceiros para atrair recursos para os municípios”, ressalta o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues da Silva.

O Circuito E-Minas vai contar com painéis sobre liderança e associativismo, com pauta relacionada ao desenvolvimento, para que a entidade local e o movimento regional sejam integrados às políticas de desenvolvimento do estado por meio de articulações locais e estaduais.

A Federaminas está presente em mais de 300 municípios e representa a classe que gera emprego e renda, por meio da liderança das associações comerciais.

 

(Agência Minas)

 

Notícias Recentes