Mês de agosto é dedicado à campanha de enfrentamento à violência doméstica.
A vereadora Maria José Cyrino Marcelino usou a Tribuna durante a 13ª Sessão Ordinária, que aconteceu na última segunda-feira (28) para falar sobre o “Agosto Lilás”. A vereadora é a única mulher na atual legislatura e trouxe dados sobre a violência contra a mulher.
De acordo com Maria José, a violência contra a mulher cresceu em 2022, segundo dados do relatório “Violência visível e invisível”, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os registros apontam para um aumento nos níveis de vitimização, por agressão e assédio em 2017. Os feminicídios cresceram 6,1% em 2022, resultando em 1.437 mulheres mortas simplesmente por serem mulheres. Os homicídios dolosos de mulheres também cresceram 1,2%, em relação ao ano anterior,
As agressões no contexto de violência doméstica tiveram aumento de 2,9%, totalizando 245.713 casos. As ameaças cresceram 7%, resultando em 613.529 casos. E os registros de assédio sexual cresceram e totalizaram 6.114 casos em 2022.
Os acionamentos ao 190, número de emergência da Polícia Militar, chegaram a 899.485 ligações, representando uma média de 102 acionamentos por hora. A importunação sexual teve crescimento de 37% chegando ao patamar de 27.530 casos no último ano.
“Fiz questão de ler esse texto que fiz com algumas colegas que são a Sargento Aline, a Delegada Mireli, e a GCM Bruna. Nós trabalhamos esse mês inteiro, fomos em diversas comunidades rurais, na cidade, em diversos pontos. E a gente sempre fez questão de falar da importância de um lar em paz. Lembrando gente, que nós estamos aqui, na sua maioria, mesmo com os convidados, com homens. E a importância da conscientização da não-violência. A gente sabe do reflexo de um lar violento para uma família, para os filhos, então que a gente pede sempre, que todos colaborem . Dentro da nova concepção de lar que a gente vem trabalhando, todos têm o seu papel. Hoje o homem não mais colabora, ele faz parte, e o fazer parte significa vivermos em paz. Que a gente divida as nossas responsabilidades e possamos viver em harmonia”, finalizou a vereadora.
Agosto Lilás
O Agosto Lilás é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, e que em Guaxupé foi instituída pela Lei Municipal nº 2.790/2020.
Ao longo do mês, a Câmara de Guaxupé deu espaço para o debate do tema, que foi abordado na tribuna pela delegada Mireli Mafra. No dia 23 de agosto, Dia Municipal de Combate ao Feminicídio, foram realizadas atividades como a dinâmica “No Lugar Dela”, promovida com servidores do legislativo; e blitz educativa realizada em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal.
(ASCOM)