Palácio da Cultura é doado para a Prefeitura de Passos

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

O Palácio da Cultura, antigo Fórum de Passos, foi doado pelo Governo de Minas à Prefeitura da cidade graças à Lei 23927, de iniciativa do deputado estadual Cássio Soares, publicada no dia 16 de setembro. Agora, o município possui 180 dias para registrar a escritura pública de doação do imóvel, localizado na Praça do Rosário, que possui 593 metros quadrados de área.
A doação foi feita com a finalidade de que o local seja utilizado exclusivamente como espaço cultural. Para tanto, foi especificada na Lei a obrigatoriedade de destinar o imóvel à promoção de ações voltadas às artes e à cultura. Caso não seja dada a destinação prevista na Lei, o imóvel retorna reverterá ao patrimônio do Estado em cinco anos.
“A cultura transforma a sociedade. A ausência dela, em doses homeopáticas, vai depreciando e destruindo toda uma comunidade. Mas não os prédios, ela destrói a vida das pessoas aos pouquinhos. A valorização da cultura é um dos maiores legados que a gente pode deixar para a nossa cidade”, afirmou o deputado Cássio Soares.

Reunião

Na tarde da sexta-feira, 1º de outubro, foi realizada uma reunião de trabalho para definição da utilização do espaço. A reunião foi realizada, a pedido do deputado Cássio Soares, com o prefeito Diego Oliveira; o vice Arlindo Nascimento; secretário de Cultura, Pedrinho Silva; vereadores Alex Bueno (presidente da Câmara), Dirceu Soares, Aline Macedo, Maurício Silva, João Serapião, Michael Silveira, Plínio Andrade, Dentinho e Francisco Sena. Estiveram presentes, também, os promotores culturais Felipe Terra e Maurílio Romão e a presidente do Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural, Adriana Polez.
“Essa ação do deputado Cássio Soares foi o primeiro passo para a nossa tão sonhada inserção das crianças e jovens passenses a um movimento cultural. Temos esperanças em dias melhores”, ressaltou o prefeito Diego Oliveira, durante o encontro.

Restauração

Ficou definido que será restaurado o espaço com parte dos recursos que o município irá receber, como parte do acordo da Vale destinados por iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Dos R$ 7 milhões que a cidade irá receber, R$ 1 milhão será destinado para o restauro do espaço, já que o imóvel é tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural.

Ações culturais

Enquanto o espaço ainda não está restaurado, outros encontros com a secretaria Municipal de Cultura serão realizados para a definição das ações culturais que serão realizadas no local. As ideias apresentadas pelo deputado, prefeito, secretário e vereadores, é de criar uma escola de música, nos moldes da já existente em Cássia, tendo como público-alvo as crianças de bairros de maior vulnerabilidade social, que seriam levadas por transporte custeado pela Prefeitura, até o Palácio da Cultura, que fica no centro da cidade, com possibilidade de outras ações culturais, como aulas de teatro e dança.

(ascom)

Notícias Recentes