Senado aprova Marco Legal das Ferrovias

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

O Plenário do Senado Federal, aprovou, na terça-feira (5), o novo Marco Legal das Ferrovias (PLS 261/2018). O relatório do senador Jean Paul Prates (PT-RN) foi votado simbolicamente e agora segue para análise dos deputados na Câmara Federal.

A proposta foi uma iniciativa do senador licenciado José Serra (PSDB-SP) e o texto trata de novos instrumentos de outorga para ferrovias em regime privado, tanto na esfera federal, quanto na estadual e municipal. Visa também abrir espaço para novos investimentos, permitindo que as ferrovias possam ser exploradas sob regras “de mercado”, sob um modelo em que o investidor assuma maiores riscos, mas, em contrapartida, sofra menos controle governamental sobre suas atividades e tenha mais oportunidades de retorno sobre o capital investido.

A principal inovação da proposta analisada pelo Senado desde 2018, é a possibilidade de explorar ferrovias por meio de autorização, com menor controle governamental. A ideia é criar uma legislação nacional que tenha validade, também, para a operação estadual das linhas. O texto também oferece autorização à iniciativa privada para  construção e compra de ferrovias e exploração do transporte sobre trilhos em regime privado. Atualmente, a infraestrutura e o transporte ferroviários são explorados pelo regime de concessão que também está previsto na proposta.

O presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (Democratas-MG), desde o início da sua gestão, defendeu a atualização da legislação sobre as ferrovias brasileiras por meio de debates e análises dos projetos de Lei propostos pelos parlamentares.

(ASCOM)

Notícias Recentes