No domingo, dia 17, às 11h, o coral vai se apresentar na Catedral de Guaxupé. O Grupo Vocal Vivace vai realizar a última apresentação de uma série de cinco concertos especiais que integram o Circuito de Música Sacra nas Igrejas do Sul de Minas.
A apresentação contará com recursos de acessibilidade e braille. No repertório, as mais relevantes composições deste tema, desde o Barroco até o Modernismo
A primeira apresentação do “Concerto Ave Maria Vocal Vivace” aconteceu, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Poços de Caldas. Depois foi para a Igreja Matriz de São Sebastião em Andradas. As outras igrejas que foram palco das apresentações foram a Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio em Caldas e Paróquia Nossa Senhora Assunção em Cabo Verde.
A música sacra é uma verdadeira expressão de fé e espiritualidade, capaz de tocar o coração e elevar a alma. Desde os cantos litúrgicos até as composições contemporâneas, ela nos convida a uma jornada interior, promovendo momentos de reflexão, esperança e conexão com o divino. Cada melodia traz uma história, cada letra é um convite à meditação.
O objetivo do projeto é levar ao grande público, nos espaços sacros, o repertório geralmente restrito às salas de concerto. Também apresentar a diversidade de estilos que o tema inspira, oferecendo às pessoas a oportunidade de se sensibilizarem, através da magia da música, com a icônica oração – cuja presença é absolutamente marcante na história da humanidade, independente do credo religioso.
“Através de profícua pesquisa alusiva ao tema, chegamos ao conhecimento de cerca de 40 ´Ave-Marias´, dentre as quais selecionamos as mais expressivas, com variados estilos, desde Bach-Gounot, passando por Shubert, Mascagni, Verdi, Caccini até o nosso grande mestre Villa-Lobos”, disse Raquel Mantovani, que assina a direção musical e regência. Já a direção de produção é da pianista Maria Inês Lobão.
O Circuito de Música Sacra nas Igrejas do Sul de Minas conta com o Apoio Cultural da Vivace Movimento Artístico e Musical e é uma realização da Più Mosso, do Governo Estadual de Minas Gerais e do Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo.
SERVIÇO:
17 novembro – 11h
Catedral Nossa Senhora das Dores – Guaxupé/MG