Fechamento de unidades fazendárias gera protestos

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

De acordo com sindicato da categoria, lei exige manutenção dessas administrações fazendárias

 

O fechamento de dezenas de administrações fazendárias do Estado em municípios do interior será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (10/11/21), a partir das 9h30. A reunião será realizada pela Comissão de Participação Popular, no Auditório do andar SE.

De acordo com o deputado Professor Cleiton (PSB), autor do requerimento para a realização da audiência pública, o objetivo é obter esclarecimentos a respeito das preocupações relatadas pelo Sindicato dos Servidores da Tributação, Fiscalização e Arrecadação do Estado de Minas Gerais (Sinfazfisco-MG).

Em ofício encaminhado ao gabinete parlamentar, o presidente do Sinfazfisco, Hugo René de Souza, afirmou que dezenas de administrações fazendárias do interior já foram fechadas “na prática”, sem autorização legal, com a devolução de prédios, desmantelamento de estrutura e transferência de servidores para outras cidades.

O sindicalista argumenta que essa desativação das unidades fazendárias vai contra as disposições da Lei 23.304, de 2019, sancionada já pelo atual governador, que garante a manutenção de administração fazendária em toda cidade com arrecadação superior a R$ 12 milhões no ano anterior.

 

Alerta

O presidente do Sinfazfisco argumenta que já alertou o governo sobre a ilegalidade da desativação das unidades fazendárias e também sobre a necessidade de contratação de pessoal para garantir o funcionamento adequado dos serviços. No entanto, os alertas e apelos teriam sido ignorados, em um comportamento que, na sua avaliação, mostra apenas “absoluta falta de diálogo, insensibilidade e falta de compromisso”.

“O que vemos atualmente nas administrações fazendárias é um quadro escasso de funcionários e a sobrecarga em unidades que absorvem trabalho de outras, algo que prejudica o atendimento rápido e célere dos contribuintes e interessados. O debate será uma oportunidade para líderes do governo, federações e sindicatos discutirem estratégias e consequências do possível fechamento das administrações fazendárias”, afirmou o deputado Professor Cleiton.

Já confirmaram participação na audiência pública o secretário de Estado da Fazenda, Gustavo Barbosa; o subsecretário de Estado da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza; e o presidente do Sinfazfisco, Hugo de Souza, entre outros.

 

(ALMG)

Notícias Recentes