De autoria do deputado Arantes, ALMG aprova em 2º turno o PL que institui a campanha “Junho Violeta”

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Na quarta-feira (11), foi aprovado em 2º turno no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o Projeto de Lei nº 2.577/2021, de autoria do deputado estadual e 1º Secretário da ALMG, Antonio Carlos Arantes (PL). A proposta institui a campanha “Junho Violeta”, voltada à conscientização da violência contra a pessoa idosa, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho.
A iniciativa, que agora segue para sanção pelo governador Romeu Zema, pretende criar um mês inteiro de ações para mobilizar, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre os direitos e a proteção da pessoa idosa. “Este é mais um passo importante na construção de políticas públicas que valorizam e protegem nossos idosos, uma parcela crescente e essencial da população mineira”, destacou o deputado Antonio Carlos Arantes.

 

Objetivos da Campanha – A campanha “Junho Violeta” será realizada anualmente durante o mês de junho e terá como símbolo um laço na cor violeta. Entre as principais diretrizes estão: conscientizar a população de que a violência e o abandono de pessoas idosas são crimes; informar sobre os canais de denúncia disponíveis para casos de violência e abandono; incentivar doações e apoio a organizações da sociedade civil que cuidam de pessoas idosas; realizar ações de conscientização sobre os direitos das pessoas idosas; estimular eventos e iluminação de prédios públicos na cor violeta durante o mês de junho.

 

Contexto e Importância – Dados revelam que o Brasil já possui mais de 30 milhões de pessoas acima dos 60 anos, com um aumento significativo nas denúncias de violência contra idosos. Apenas em 2017, o Disque 100 registrou 33.133 denúncias, envolvendo negligência, abandono, abuso financeiro e violência física ou psicológica.
“É inadmissível que nossos idosos, que tanto contribuíram para a sociedade, ainda sejam vítimas de maus-tratos e abandono. Com o ‘Junho Violeta’, queremos promover um debate amplo e efetivo, mobilizando a sociedade e o poder público para agir”, afirmou Antonio Carlos Arantes.

 

Próximos Passos – O projeto agora será encaminhado para sanção do governador Romeu Zema. Com a aprovação, Minas Gerais reforça seu compromisso com a proteção e valorização dos idosos, promovendo dignidade, respeito e cuidado para essa importante parcela da população.

 

(FONTE E FOTO: ASCOM)

Notícias Recentes