Produtores enfrentam calote e incertezas com fechamento de armazém de café em Monte Belo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Produtores rurais de Monte Belo, no Sul de Minas, estão enfrentando momentos de apreensão e prejuízos. O Armazéns Gerais de Monte Belo, conhecido por armazenar safras de café da região, enfrenta sérias dificuldades financeiras e suspendeu as atividades, deixando muitos produtores sem receber.
Desde a semana passada, diversos cafeicultores relatam o recebimento de cheques sem fundos emitidos pelo armazém. O clima é de frustração e desânimo. Uma produtora, que preferiu não se identificar, contou à nossa reportagem que “meu pai tem R$ 70 mil para receber. Toda vez que procuramos o responsável pelo armazém, ouvimos sempre a mesma resposta. Precisamos receber, a gente não pode esperar mais”.
O fechamento do armazém, que durante anos foi referência para pequenos e médios produtores, escancara a vulnerabilidade de quem depende da confiança nas operações comerciais. Além do prejuízo financeiro, muitos produtores relatam preocupação com o futuro da produção, já que esses recursos seriam usados para custear a colheita ou investimentos nas lavouras.
A situação também reacende o alerta para a importância de escolher armazéns estruturados e com credibilidade no mercado, além de sempre exigir documentação formal, como notas fiscais e contratos claros.
Em comunicado pelas redes sociais (anexo nesta matéria), o proprietário diz que está se reorganizando para cumprir os compromissos financeiros. Procurada pela reportagem, a administração do armazém não se manifestou até o fechamento desta edição.

Notícias Recentes