A expectativa para a safra de café de 2025 já começa a tomar forma no campo e na convivência entre produtores. Na sexta-feira, 25 de abril, a Associação dos Produtores de Café Especial da Média Mogiana (APCEMB) realiza a 4ª Abertura de Safra, um momento simbólico e estratégico que celebra o início dos trabalhos nas lavouras e reforça a importância da união no campo, conta Tadeu Sequalini, presidente da associação.
O encontro será realizado a partir das 8h, na propriedade do associado José Gervásio e Bianca, no bairro Serra Escura, em Cabo Verde. A programação foi pensada para promover o compartilhamento de conhecimentos e o fortalecimento da rede de produtores, com atividades que incluem café da manhã, visita técnica à lavoura, palestras com especialistas, apresentação institucional da APCEMB e de seus parceiros, além de um almoço de confraternização, fala Sequalini.
Mais do que marcar o início da colheita, a abertura de safra é um convite ao diálogo entre os produtores e técnicos do setor, promovendo o aperfeiçoamento das práticas agrícolas, a valorização do café especial e o fortalecimento da identidade regional.
A iniciativa da APCEMB, vem atuando para consolidar o café de Monte Belo e região como referência de qualidade, também destaca a importância da atuação coletiva para superar os desafios do mercado, da logística e das oscilações climáticas, disse Edivaldo Oliveira, cafeicultor que também está na organização do evento.
Os produtores da região estão otimistas quanto ao desempenho da safra 2025. E eventos como este ajudam a transformar expectativa em resultado, alinhando planejamento, inovação e cooperação.
(Valeria Vilela)