Na tarde de quinta-feira (09), a cidade de Cabo Verde, no Sul de Minas, sediou o 1º Seminário de Turismo Rural, evento que reuniu produtores, empreendedores, técnicos e representantes de instituições públicas e privadas para discutir o fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e sustentável na zona rural do município.
Realizado na AECV, o seminário contou com um público considerável e uma programação diversa. A abertura foi seguida por falas técnicas e inspiradoras, como a de Thatiane Garcia, da Emater-MG, que tratou sobre o papel do café e das experiências autênticas na valorização do turismo rural. Na sequência, houve a premiação do Concurso Estadual de Cachaça, também promovido pela Emater, e uma palestra sobre patrimônio cultural e ruralidades com Platinnny Dias de Paiva, presidente da IGR Caminhos Gerais.
Outro ponto alto do evento foi o lançamento do vídeo “Identidade Gastronômica de Cabo Verde”, coordenado pelo Sebrae, seguido da apresentação do projeto “Circuito Café Além da Xícara”, que propõe transformar o município em referência no turismo rural ligado ao café. O seminário foi encerrado com a Feira Encontro & Sabores, realizada na Praça da Prefeitura.
O Vice-Prefeito de Cabo Verde, Marcelo Batista Figueiredo, destacou a importância do turismo para a gestão atual:
“O Turismo tem papel importante na gestão que mais tem investido no setor em toda a história do município. Cabo Verde tem trabalhado muito para criar e, agora, desenvolver as rotas turísticas que, em breve, serão disponibilizadas para todos.”
O seminário é uma realização da Prefeitura Municipal de Cabo Verde, Emater-MG e IGR Caminhos Gerais, com apoio do Sebrae, Comtur, Câmara Municipal e Circuito Turístico Caminhos Gerais.
(ASCOM)