Desde que iniciou sua operação, a EPR Vias do Café tem atuado de forma constante para ampliar a segurança viária nas seis rodovias que administra na região. Uma das maiores provas desse comprometimento é o Trevo de Areado, onde a MGC-491 e a MG-184 se encontram. A concessionária implementou melhorias no local em 2024 e, desde então, não registrou mais acidentes com vítimas fatais naquele trecho.
O resultado é fruto de um projeto completo de segurança viária, que transformou o Trevo em um ponto seguro, organizado e com melhor fluidez no tráfego, beneficiando de motoristas a moradores da região.
As intervenções incluíram a revitalização completa da sinalização horizontal e vertical, com a pintura de 1.300 metros de faixas, implantação de 51 novas placas e a instalação de 290 tachas refletivas.
Com foco na redução de velocidade, a concessionária implantou sonorizadores e um radar de velocidade. O local também recebeu um novo sistema de iluminação, com 37 postes e 38 lâmpadas, aumentando a visibilidade e a segurança, principalmente no período noturno.
As ações incluíram ainda serviços de roçagem, limpeza e manutenção do sistema de drenagem, garantindo maior durabilidade e eficiência à infraestrutura.
Conforme explica o diretor-executivo da EPR Vias do Café, José Salim, a concessionária realiza o monitoramento contínuo de acidentes em toda a malha concedida. A partir desses dados, é feito o reconhecimento de pontos críticos e o estudo para soluções específicas para cada trecho.
“O Trevo de Areado comprova o comprometimento da concessionária com a comunidade onde atua. Além de salvar vidas, as melhorias ali implementadas ajudaram a melhorar a circulação de pessoas e produtos, o que também traz ganhos para o desenvolvimento social e econômico da região”, afirma José Salim, diretor-executivo da EPR Vias do Café.
A EPR reforça seu papel como agente de desenvolvimento sustentável nas regiões por onde passa, promovendo mobilidade, empregabilidade e qualidade de vida.
(Fonte e foto: ASCOM)