GUAXUPÉ – Com as vagas esgotadas dias antes do início, o XV Congresso de Educação da AMOG foi um sucesso absoluto. Realizado nos dias 17 e 18 de julho, na UNIFEG, o evento reuniu professores, gestores e especialistas de toda a região para dois dias de formação, trocas e debates sobre os desafios da escola pública e o papel da inclusão na educação contemporânea.
Com a presença de Marcelo Bregagnoli, Secretário de Educação Profissionalizante e Tecnológica, na ocasião representado o Ministro da Educação Camilo Santana, falou da importância das politicas publicas para a educação, programas como “Pé de Meia” com pautas de inserção e ver como essa organização coletiva da Amog e dos parceiros traz a tona debates de temas tão relevantes. “Quando a gente fala de inclusão é falar do acesso e permanência do aluno na escola e o “Pé de Meia” é um programa que tem esse objetivo”, disse. Bregagnoli também falou da preocupação que o setor da educação recebeu a informação que 34% dos jovens entre 18 e 35 anos adiaram a entrada na faculdade por conta de dividas com os jogos de aposta on-line. E citou a relevância dos institutos federais para a formação profissional. (na próxima edição confira um a entrevista especial).
Na cerimônia de abertura do Congresso, o presidente da AMOG e prefeito de Guaxupé, Jarbas Corrêa Filho, destacou a importância do município sediar um momento tão relevante para os educadores da região. “Guaxupé se sente honrada em receber os professores para este momento de formação e reflexão sobre os rumos da educação nos nossos municípios e os desafios que enfrentamos para fortalecer a escola pública. São 15 anos de um evento que capacita profissionais para a inclusão”, afirmou.
O Congresso teve como tema “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” e foi conduzido por grandes nomes da educação nacional, como Sandra Hoffmann, Iara Penkal, Rita Teixeira, Viviane Lucena, Maria Cristina, Geraldo Peçanha, Fabiana Patrzyk e Aline Ribeiro. As palestras e mesas-redondas trouxeram à tona questões urgentes, práticas inovadoras e abordagens sensíveis à diversidade, reforçando o compromisso com uma escola mais justa, acolhedora e acessível a todos.
O Secretário Executivo da AMOG, Marcos Godoy, também enalteceu o envolvimento das Secretarias Municipais e o empenho dos educadores: “O congresso superou as expectativas. É gratificante ver tantos profissionais engajados com a causa da inclusão, trocando experiências e fortalecendo a rede de apoio à educação pública da nossa região”, falou.
A Secretária Municipal de Educação de Muzambinho, Iraci Teixeira, fez questão de ressaltar o esforço coletivo que garantiu a participação de todos os professores do município. “Tivemos o empenho grande para que ninguém ficasse de fora, com total apoio da administração Paulinho e Juninho. Foi um trabalho de união e compromisso com a formação dos nossos educadores”, destacou.
Mais do que um espaço de aprendizado, o congresso proporcionou momentos de acolhimento e conexão. A programação foi cuidadosamente pensada para inspirar novas formas de ensinar, aprender e incluir, com ambiente preparado para receber os participantes com conforto e sensibilidade.
Ao fim dos dois dias, o sentimento era de gratidão, renovação e esperança: a certeza de que investir na formação dos professores é o caminho para transformar a educação pública da região.