Proposta viável para construção da Ponte Delfinópolis–Cássia é apresentada e prevê melhorias nas balsas dos municípios banhados pelos Lagos de Furnas e Peixoto

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Foi apresentada uma proposta viável para tornar realidade a ponte Delfinópolis–Cássia e melhorar o serviço das balsas nos municípios banhados pelos Lagos de Furnas e Peixoto.

O trabalho para tornar concreta a ponte que liga Delfinópolis a Cássia é antigo. Ao longo dos anos, o deputado estadual Cassio Soares, junto de lideranças locais, realizou diversas reuniões com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (SEINFRA), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Furnas Centrais Elétricas e, mais recentemente, com a Eletrobras. Na reunião realizada nesta quinta-feira, (18/07), com a SEINFRA, foi apresentada uma proposta para a construção da ponte sobre o Lago Mascarenhas de Moraes (Peixoto), na MG-856, ligando os dois municípios.

O modelo proposto pela SEINFRA é uma Parceria Público-Privada (PPP), com a participação do Estado de Minas Gerais e da Eletrobras. Estão previstos R$ 150 milhões em investimentos para a construção da ponte de 1.280 metros de extensão, com previsão de dois anos para sua execução e conclusão estimada em 2029.

Segundo o deputado Cassio Soares, o que foi apresentado na reunião é que o Governo de Minas arcará com 42% do recurso, a Eletrobras com 33% e os outros 25% virão da tarifa dos usuários.

“Chega de municípios ilhados! Essa ponte, assim como todas as outras melhorias de acesso aos municípios banhados pelos Lagos de Furnas e Peixoto, são muito mais do que melhorias na infraestrutura da região. Representam justiça social e um retorno aos municípios que sofreram por anos com um acesso inadequado e precário”, ressaltou o deputado.
Importância

Há 50 anos, Delfinópolis está ilhada, e o fluxo médio da balsa é de 781 baldeações diárias, dado que confirma a necessidade da construção da ponte, visto que a população vive à mercê de balsas frequentemente em manutenção e de uma estrada de terra com 62 km. Essa condição compromete o turismo, a qualidade de vida da população e a produção local – hoje, Delfinópolis é a 2ª maior produtora de banana de Minas e a 16ª do Brasil.

 

*Edital Eletrobras*

Em meados de junho deste ano, Cassio Soares esteve no Ministério de Minas e Energia em reunião com o ministro para apresentar a urgência da ponte e levantar a possibilidade de parte do recurso vir de editais destinados aos municípios banhados pelo lago.

A obra é considerada urgente. O ministro Alexandre Silveira se comprometeu a buscar, por parte do Ministério de Minas e Energia, recursos para a construção da ponte.

Com a construção dos lagos, foi criado um fundo pela Eletrobras que pode ser acessado por meio de editais que disponibilizam mais de R$ 200 milhões por ano em investimentos, ao longo de 10 anos, para os municípios afetados pela construção da hidrelétrica. O fundo é uma das possibilidades para a composição do valor necessário para a construção da ponte entre Delfinópolis e Cássia.

 

*Balsas*

Além da ponte, o projeto inclui a modernização das balsas nos municípios banhados pelos Lagos de Furnas e Peixoto, com o objetivo de melhorar a travessia para a população dessas regiões. Serão seis travessias intermunicipais com horários fixos, maior frequência, equipamentos de segurança, pagamento físico ou digital, e previsão de funcionamento até 2028.

Atualmente, a manutenção e disponibilização das balsas é feita pela Eletrobras; a operação, pelos municípios; e a tarifa é paga pelos usuários. Com a concessão, a operação contará com renovação total da frota das balsas, padronização dos serviços e tarifas, profissionalização da operação e inclusão do serviço de manutenção corretiva.

As seis travessias intermunicipais previstas são: Penas (São João Batista do Glória e Guapé). Fernandes (Guapé e Cristais), Águas Verdes (Carmo do Rio Claro e Campo do Meio), Fama (Fama e Campos Gerais), Pontaletes (Paraguaçu, Elói Mendes e Três Pontas) e Mendes (Campo Belo e Nepomuceno).

(Ascom)

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