Muzambinho recebe apresentação do Compete Minas: R$ 50 milhões para empresas que querem inovar

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Empreendedores de Muzambinho e região receberam, na sexta-feira, 18 de julho, no Instituto Federal do Sul de Minas, uma oportunidade inédita para transformar ideias em projetos de inovação com apoio do Governo de Minas. Trata-se da nova rodada do programa Compete Minas, que destina R$ 50 milhões em subvenção econômica – ou seja, dinheiro não reembolsável – para empresas mineiras que desejam investir em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.
Durante o evento, o Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Bruno Araújo, apresentou o edital, esclareceu dúvidas e destacou que as inscrições estão abertas até o dia 31 de julho.
Para o Secretário de Turismo de Muzambinho, Wilson Lima, a ação representa um passo importante para o fortalecimento do empresariado local.“O Compete Minas coloca Muzambinho no mapa das cidades inteligentes, que olham para o futuro com inovação e desenvolvimento sustentável. Paulinho e Juninho vêm trabalhando com seriedade para dar apoio real ao nosso setor produtivo. Essa parceria entre Estado e município é um ganho concreto para quem quer crescer com inovação”, afirmou Wilson.
O vice-prefeito Junior Bocóli reforçou a importância da oportunidade para o ecossistema empresarial da cidade. “Não estamos falando de empréstimo. É recurso a fundo perdido para incentivar novas ideias e soluções dentro das empresas. Muzambinho está inserida em um contexto estratégico de inovação e queremos ver nossos empresários se destacando. O Compete Minas é uma porta aberta para isso”, ressaltou Bocóli.
Além de startups e empresas consolidadas, o edital também permite a participação de cooperativas e parcerias com Instituições Científicas e Tecnológicas de Minas Gerais (ICTs-MG). A proposta é aproximar a academia do setor produtivo, incentivando soluções práticas que aumentem a competitividade dos negócios mineiros.
O Compete Minas é coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG). A nova chamada apoia desde setores tradicionais da economia – como agricultura, agroindústria e comércio – até empresas de base tecnológica.
Estiveram presente empresários de Muzambinho, Nova Resende, Juruaia, Guaranesia, Cabo Verde e Monte Belo. Os interessados em participar do edital Fapemig 08/2025 – Compete Minas devem submeter seus projetos por meio do Sistema Everest, da Fapemig, Empresários e interessadas podem acessar o edital completo e realizar a inscrição por meio do site da Fapemig até 31 de julho. O edital completo pode ser acessado no link: http://www.fapemig.br/media/SEI_114354065_FAPEMIG___Chamada_008_2025.pdf.

Notícias Recentes