Empreendedores de Muzambinho e região receberam, na sexta-feira, 18 de julho, no Instituto Federal do Sul de Minas, uma oportunidade inédita para transformar ideias em projetos de inovação com apoio do Governo de Minas. Trata-se da nova rodada do programa Compete Minas, que destina R$ 50 milhões em subvenção econômica – ou seja, dinheiro não reembolsável – para empresas mineiras que desejam investir em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.
Durante o evento, o Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Bruno Araújo, apresentou o edital, esclareceu dúvidas e destacou que as inscrições estão abertas até o dia 31 de julho.
Para o Secretário de Turismo de Muzambinho, Wilson Lima, a ação representa um passo importante para o fortalecimento do empresariado local.“O Compete Minas coloca Muzambinho no mapa das cidades inteligentes, que olham para o futuro com inovação e desenvolvimento sustentável. Paulinho e Juninho vêm trabalhando com seriedade para dar apoio real ao nosso setor produtivo. Essa parceria entre Estado e município é um ganho concreto para quem quer crescer com inovação”, afirmou Wilson.
O vice-prefeito Junior Bocóli reforçou a importância da oportunidade para o ecossistema empresarial da cidade. “Não estamos falando de empréstimo. É recurso a fundo perdido para incentivar novas ideias e soluções dentro das empresas. Muzambinho está inserida em um contexto estratégico de inovação e queremos ver nossos empresários se destacando. O Compete Minas é uma porta aberta para isso”, ressaltou Bocóli.
Além de startups e empresas consolidadas, o edital também permite a participação de cooperativas e parcerias com Instituições Científicas e Tecnológicas de Minas Gerais (ICTs-MG). A proposta é aproximar a academia do setor produtivo, incentivando soluções práticas que aumentem a competitividade dos negócios mineiros.
O Compete Minas é coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG). A nova chamada apoia desde setores tradicionais da economia – como agricultura, agroindústria e comércio – até empresas de base tecnológica.
Estiveram presente empresários de Muzambinho, Nova Resende, Juruaia, Guaranesia, Cabo Verde e Monte Belo. Os interessados em participar do edital Fapemig 08/2025 – Compete Minas devem submeter seus projetos por meio do Sistema Everest, da Fapemig, Empresários e interessadas podem acessar o edital completo e realizar a inscrição por meio do site da Fapemig até 31 de julho. O edital completo pode ser acessado no link: http://www.fapemig.br/media/SEI_114354065_FAPEMIG___Chamada_008_2025.pdf.