O prefeito de Capitólio e presidente da Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas), Cristiano Silva, intensificou sua agenda de articulações presenciais com visitas estratégicas na última semana a municípios da região, visando fortalecer a Alago e ampliar a atuação do Cimlago(Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios do Lago de Furnas). O objetivo é unir esforços entre os municípios para o desenvolvimento sustentável da região, com ênfase na proteção e valorização do Lago de Furnas e da bacia do Rio Grande.
Entre os compromissos da semana passada, Cristiano esteve em Passos, onde, ao lado do prefeito Diego Oliveira, formalizou o convite para a adesão do município ao Cimlago. “Nosso propósito é fortalecer o Lago de Furnas, proteger a bacia do Rio Grande e fomentar o desenvolvimento econômico regional. Vale lembrar que a água do Rio Grande será responsável por abastecer a futura fábrica da Heineken, que está prestes a ser inaugurada, simbolizando a força e o potencial dessa região”, destacou Cristiano.
O prefeito Diego elogiou a iniciativa e destacou a relevância da Alago e do Cimlago: “A Alago é uma voz muito representativa e atuante em favor do Lago de Furnas, e o Cimlago tem demonstrado a importância do trabalho conjunto entre os municípios”.
A agenda de articulações seguiu com visita ao município de Cássia, onde Cristiano Silva se reuniu com o prefeito Donizete Vilela, o Negrinho. Lá também foi formalizado o convite para ingresso no consórcio. “Estamos construindo pontes entre pessoas e municípios”, afirmou Cristiano, ao reforçar o simbolismo do momento, especialmente com a confirmação da construção da ponte sobre o Rio Grande ligando Cássia a Delfinópolis, anunciada recentemente pelo governo de Minas — uma reivindicação histórica e pauta permanente da Alago.
“Recebemos com muito entusiasmo o convite para integrar o Cimlago. O Cristiano é um grande líder regional e tem feito um trabalho com resultados concretos”, declarou Negrinho. Cássia vem se destacando no turismo, com o maior Santuário do mundo dedicado a Santa Rita com novos investimentos anunciados no setor turístico, e há pouco dias a construção da ponte, que representa um passo decisivo para impulsionar ainda mais esse setor.
Durante a travessia de balsa entre Cássia e Delfinópolis, Cristiano Silva gravou um vídeo comemorando a conquista da ponte e lembrando da atuação firme da Alago nas discussões em Belo Horizonte. “Foi uma luta de muitos anos, com várias lideranças envolvidas. Agora é hora de reconhecer o esforço coletivo e celebrar essa conquista que terá grande impacto no desenvolvimento regional”, disse.
Em Delfinópolis, o prefeito Pedro Paulo também recebeu a visita de Cristiano. No encontro, além da ponte, o foco foi o potencial turístico, inserido no Parque Nacional da Serra da Canastra e que se destaca também como um dos maiores produtores de banana do Brasil. O convite para integrar o Cimlago também foi formalizado.
Cristiano reforçou a importância da união entre os municípios como chave para alcançar grandes conquistas: “A palavra é união. Somando esforços, vamos mais longe. O Cimlago é uma ferramenta estratégica para o crescimento sustentável e conjunto da região”, concluiu, enfatizando que o ingresso dos municípios depende da aprovação pelas Câmaras Municiais de cada município.
SOBRE O CIMLAGO:
O Cimlago é um consórcio público que permite a união de municípios da região do Lago de Furnas para realizar compras e contratações conjuntas, aumentando a eficiência, a economicidade e a capacidade de gestão dos entes consorciados. Atualmente, já são 39 municípios participantes, número que deve crescer com os novos convites formalizados.
Cristiano Silva, que também preside o consórcio, destaca que o Cimlago é uma extensão do trabalho da Alago.
(Ascom)