Doação contemplou 77 instituições hospitalares, de regiões de atuação da cooperativa cafeeira, para apoiar nos serviços e tratamentos prestados a pacientes
A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé doou R$ 2,7 milhões para 77 hospitais municipais e oncológicos em atividade em sua área de atuação nos estados de Minas Gerais e São Paulo. As contribuições foram entregues a representantes das instituições hospitalares na tarde de 1º de agosto, na cidade sul-mineira de Guaxupé, onde está instalada a sede da Cooxupé.
Segundo o presidente da cooperativa, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, as doações iniciaram em 2020, no período pandêmico, com o principal objetivo de apoiar a rotina de hospitais presentes em regiões onde a Cooxupé mantém famílias cooperadas e produção de café.
Desde então, a cooperativa cafeeira já destinou, ao todo, R$ 11,2 milhões para estas doações. Para os hospitais municipais, a distribuição dos valores considera a quantidade de café entregue pelos cooperados, enquanto observam o número de produtores associados e filiais correspondentes para as instituições oncológicas.
“Trata-se de uma ação solidária em reconhecimento à grande importância dos hospitais e o trabalho essencial que desenvolvem para a saúde. Sempre após a aprovação do nosso Conselho de Administração, a Cooxupé faz essas doações com muita gratidão por tudo o que essas instituições municipais e oncológicas fazem para a sociedade”, afirma Carlos Augusto Rodrigues de Melo.
O vice-presidente da cooperativa, Osvaldo Bachião Filho, lembra que o papel da Cooxupé vai muito além da produção e exportação de café. “Somos comprometidos com o desenvolvimento ambiental, econômico e social das regiões onde estamos presentes e, por isso, não dispensamos oportunidades que permitem oferecer melhor qualidade de vida às nossas famílias cooperadas”, destaca.
Antônio Damasceno Neto, administrador da Santa Casa de Caridade Guaranésia, cidade sul-mineira, enalteceu a importância de ações como essa para o hospital, que, segundo ele, enfrenta desafios diários para a cobertura de despesas. “Essa ajuda é extremamente bem-vinda e louvável, especialmente em um contexto de dificuldades financeiras e alta demanda por serviços de saúde. Agradecemos à Cooxupé por essa ajuda tão valiosa”, disse.
Para Rodrigo Cezar, analista de Sustentabilidade e Comunidade do Hospital Regional do Câncer de Passos (Santa Casa de Misericórdia de Passos), este recurso será bem investido. “Nós estamos em plena expansão. O Hospital do Câncer atende, hoje, em torno de 18 mil pessoas de até 171 cidades do Sul, Sudoeste e Centro-Oeste de Minas Gerais. Então, são vários municípios em que a Cooxupé mantém seus núcleos e cooperados. Temos a certeza de que essa doação nos ajudará bastante”, considera.
O provedor da Santa Casa de Muzambinho, Roosevelt Pereira de Paula, expressou profunda gratidão pela ação da cooperativa. “Estas iniciativas são vitais e um grande apoio para a instituição hospitalar, especialmente diante das limitações dos recursos. Agradecemos a nobreza da Cooxupé por esta doação”, conclui.
((Ascom)