Pagamento foi anunciado em dezembro de 2024 e é devido pelo Estado desde 2016. Assunto já foi tema de diversas audiências.
Mais uma vez, servidores aposentados se reunirão em audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para cobrar do Governo do Estado o pagamento retroativo do reajuste do piso salarial do magistério referente aos meses de janeiro a março de 2016. A reunião ocorre na quinta-feira (21/8/25), às 10 horas, no Plenarinho II.
Diversas audiências públicas já ocorreram sobre o tema, a requerimento da presidenta da Comissão de Educação, deputada Beatriz Cerqueira (PT). Em uma dessas reuniões, em dezembro de 2024, o governo apresentou um cronograma de pagamento dos valores devidos. O anúncio, contudo, deixou de fora aproximadamente 160 mil aposentados.
Durante nova audiência, realizada em março deste ano, o superintendente central de Administração de Pessoal da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Rafael Divino de Vasconcelos, reconheceu o passivo, mas afirmou que a disponibilidade financeira do governo só permitiria quitar o débito com parte da categoria.
A nova rodada de negociações dessa quinta-feira (21) busca dar seguimento às tratativas e acontece mais uma vez por requerimento da deputada Beatriz Cerqueira.
Estão confirmadas as presenças do superintendente de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Tarcísio de Castro Monteiro; da coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE-MG), Denise de Paula Romano; e da tesoureira do Sindicato dos Profissionais de Especialistas em Educação do Ensino Público do Estado de Minas Gerais, Sylvia Maria Mesquita.
(ASCOM / ALMG)