Empreendimentos vão ter a oportunidade de apresentar suas coleções a diversos compradores do país.
O Sebrae Minas realiza quarta e quinta-feira (27 e 28/8) em Belo Horizonte mais uma edição do Integra Moda Negócios – Edição Estadual, iniciativa que tem como objetivo aproximar indústrias da moda de Minas Gerais a compradores de diferentes regiões do país. O evento vai acontecer na sede da instituição e busca ampliar as oportunidades comerciais, fortalecer as indústrias locais e estimular o relacionamento entre empresas que atuam em toda a cadeia produtiva da moda.
Na última edição, o encontro movimentou cerca de R$ 2 milhões em vendas. Em 2025, o evento contará com a participação de 49 empresas dos polos de Divinópolis, Vargem Grande, Juruaia, Taiobeiras, Muriaé, São João Nepomuceno, Monte Belo e Monte Sião. Elas vão apresentar peças inovadoras de mostruário de diversas coleções de moda íntima, moda praia, fitness, pijamas, malharia, feminino, masculino e jeans.
Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de apresentar seus produtos e coleções a uma rede qualificada de compradores, que incluem representantes de lojas e redes varejistas. A dinâmica facilita negociações diretas, gera parcerias estratégicas e contribui para que marcas mineiras alcancem novos mercados e ampliem sua competitividade.
Além das negociações, o evento também proporciona troca de experiências entre as micro e pequenas empresas e grandes lojistas do Brasil. “Minas Gerais é referência nacional em moda e design, com peças autorais desenvolvidas para atender aos consumidores cada vez mais exigentes e atentos às novidades do mercado. Por isso, esses encontros são essenciais para que as empresas dos vários polos mineiros ganhem visibilidade, conquistem clientes em outros estados e se posicionem de forma ainda mais estratégica no mercado”, destaca a analista do Sebrae Minas Raquel Canaan.
Integra Moda
No Brasil, existem cerca de 463 mil empreendimentos ligados à Indústria da moda formalizados, segundo dados da Receita Federal. Do total, quase 60 mil são mineiros, o que coloca o Estado na segunda posição do ranking com a maior quantidade de confecções e fábricas de roupas, calçados e acessórios – fica atrás apenas de São Paulo, que concentra 123 mil pequenos negócios na cadeia.
Para fortalecer as micro e pequenas empresas do segmento, o programa Integra Moda foi desenvolvido pelo Sebrae Minas para consolidar Minas Gerais como “Estado da Moda” e como uma das principais rotas de comércio desse mercado no país. A iniciativa também inclui promoção de eventos, ações e programas de consultoria direcionados a diversos segmentos do setor, respeitando e ativando as vocações locais por meio da inteligência de dados.
No ano passado, o Sebrae Minas atuou em mais de 9 mil horas de consultorias com as micro e pequenas empresas da moda, em 68 ações de capacitação e mercado em 50 municípios mineiros. A iniciativa resultou em um aumento de faturamento de 52% dos negócios atendidos.
–
Integra Moda Negócios
Data: 27 e 28 de agosto
Horário: 9h às 19h
Local: Sede do Sebrae Minas
Mais informações: https://integramoda.sebraemg.com.br/
Por Roger Dias
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas