A Polícia Civil de Minas Gerais, pela Delegacia Regional de Poços de Caldas, inaugurou uma Unidade Operacional externa, estrutura que trará melhorias significativas a todos os servidores e demais forças de segurança da região.
A unidade operacional é fruto de um trabalho de recuperação de ativos advindos do tráfico de drogas e lavagem de dinheiro praticados por organização criminosa.
A operação policial desencadeada pela Agência de Inteligência da Delegacia Regional em 2018 atingiu um patrimônio de quase R$10.000.000,00 (dez milhões de reais) dos criminosos!
A utilização de bem imóvel em decorrência da lavagem de capitais do tráfico de drogas é inédita em Minas Gerais, inclusive, essa conquista foi objeto de palestras, a convite do Ministério da Justiça, para a Polícia Federal e Polícias Civis de todo o Brasil, em programas de capacitação e enfrentamento a organizações criminosas.
Um dos objetivos do projeto é a utilização do imóvel como um centro de treinamento tático, possibilitando a capacitação dos policiais civis, oferecendo programas de treinamento realistas e seguros que primam buscar a capacitação técnica e desenvolvimento das habilidades individuais dos operadores, pois, a excelência e sucesso da diligência exigem árduo processo de repetição e conhecimento específico, minimizando, desta forma, ao máximo, as intercorrências de crises que são comuns na atividade policial. Além disso, dá maior confiança à equipe ao reforçar fundamentos de posicionamento, comunicação verbal, abordagem, gerenciamento de crises, uso progressivo da força, entre outros, buscando proporcionar um ambiente o mais próximo possível da realidade, visando à total capacitação dos profissionais participantes.
Por outro lado, o espaço estará disponível para briefings, quando da organização de operações na região com a participação de grande número de policiais, pois, a realização desse tipo de evento no perímetro da cidade chama bastante a atenção, colocando sob risco a diligência.
E ainda, a estrutura será utilizada como alojamento, facilitando descansos em situações de deslocamentos por equipes policiais.
Por fim, a unidade operacional está à disposição de todo o 18º Departamento de Polícia Civil, bem como às demais forças de segurança (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Guarda Municipal, Polícia Federal e Rodoviária Federal etc.).
(Ascom)