Na manhã da terça-feira (09/09/2025), a Polícia Civil de Minas Gerais deflagrou a Operação Colheita Noturna, voltada ao combate de furtos em propriedades rurais e crimes violentos na região.
A ação foi coordenada pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais de Alfenas, com apoio da Delegacia de Poço Fundo e da Delegacia de Andradas, e teve como foco o cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra indivíduos investigados por envolvimento em furtos qualificados de café, ocorridos na zona rural do município de Poço Fundo/MG.
Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e realizadas buscas em endereços nas cidades de Caldas e Andradas. Além das prisões, foram apreendidos elementos relevantes que reforçarão as investigações em andamento sobre crimes patrimoniais ocorridos na zona rural da região, em especial um furto de grande valor ocorrido nas proximidades de Poço Fundo no início do ano.
Com essa ação, o 18º Departamento de Polícia Civil de Poços de Caldas reafirma o compromisso em combater a criminalidade organizada que atinge diretamente a produção agrícola, especialmente a cafeicultura, setor de enorme importância econômica e cultural para Minas Gerais.
Segundo o delegado responsável, a integração das unidades policiais demonstra a eficiência da atuação coordenada:
“Nosso objetivo é proteger o produtor rural e garantir mais segurança no campo, assegurando que a atividade agrícola, especialmente o café, patrimônio de Minas Gerais, não seja prejudicada pela ação criminosa.”
A Polícia Civil segue firme no enfrentamento a esse tipo de delito, reforçando sua presença no meio rural e ampliando a sensação de segurança da população.
Coordenadores da Operação:
Dr. Roberto Bicalho Tecchio – Delegado de Crimes Rurais de Alfenas
Dr. Eder Roberto Neves – Delegado de Poços Fundo
Dr. Hernni Perez Vaz – Delegado de Crimes Rurais de Poços de Caldas
Dr. Fabricio Mendes Mariano – Delegado de Andradas
A operação contou com o empenho de policiais civis das Delegacias de Poços Fundo, da Rural Alfenas, de Poços de Caldas, da Rural de Poços de Caldas, de Santa Rita de Caldas, de Caldas e de Andradas.
No vídeo abaixo, Dr. Roberto Bicalho relata a ação.
(ASCOM)