Nova diretoria do QUIFARMO toma posse nesta quinta&feira 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

SISTEMA FIEMG | Divulgação

O ambiente empresarial de Montes Claros terá uma agenda especial nesta quinta-feira, 11 de setembro, com a presença de CEOs e executivos das principais indústrias instaladas no Polo Farmacêutico local, além de autoridades nacionais e estaduais. Eles se reúnem para a cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Montes Claros (QUIFARMO), gestão 2025–2028.

A solenidade acontece a partir das 14h no Centro de Eventos da Novo Nordisk, onde assumem a presidência Walker Lahmann (Eurofarma) e a vice-presidência Robison Morais (Novo Nordisk). O evento é restrito a convidados e imprensa e contará com a presença de nomes de destaque do setor, como o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, diretores da ANVISA, dirigentes da ABIFINA, do Ministério da Saúde e do governo de Minas, entre outros.

Medalha Marcos Luiz dos Mares Guia

A posse da nova diretoria também marca o lançamento de uma importante iniciativa: a criação da Medalha Marcos Luiz dos Mares Guia, comenda destinada a reconhecer personalidades que se destacam por suas contribuições ao desenvolvimento da ciência e da indústria farmacêutica no Brasil.

O nome da honraria presta tributo a Marcos Luiz dos Mares Guia (1935–2002), médico, professor da UFMG e pesquisador de referência internacional nas áreas de bioquímica e biotecnologia. Ele foi o fundador da Biobrás (atual Novo Nordisk), empresa que se tornou referência mundial ao desenvolver a insulina humana recombinante, colocando o Brasil em posição de liderança global nessa tecnologia.

Ao longo de sua carreira, Mares Guia teve papel fundamental na estruturação da ciência nacional: foi presidente do CNPq, idealizador da FAPEMIG, membro da Academia Brasileira de Ciências e recebeu distinções como a Medalha da Inconfidência e a Ordem Nacional do Mérito Científico – Grã-Cruz, entre outras honrarias.

Segundo o presidente do QUIFARMO, Walker Lahmann, “o legado do homenageado une ciência, inovação e empreendedorismo, inspirando novas gerações. A medalha que leva seu nome celebra esse legado e reconhece aqueles que contribuem para o fortalecimento do setor farmacêutico e para o avanço da ciência no Brasil”.

 

Notícias Recentes