Nessa terça-feira (30), em Brasília, durante a abertura da Primeira Marcha dos Vereadores de Minas Gerais à Brasília, o presidente da Abracam, Rogério Silveira da Silva, fez uma fala contundente sobre o cenário político estadual.
Segundo Rogério, que é vereador em Coromandel, “Estamos cheios de políticos de rede social”, criticando a carência de políticos verdadeiros em Minas.
Na sequência, ele defendeu a união da força dos prefeitos mineiros e dos cerca de 9 mil vereadores do estado em torno do nome do presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM), Luís Eduardo Falcão, prefeito de Patos de Minas, como alternativa para o governo de Minas.
Falcão tem se consolidado como liderança política no estado. Foi o primeiro prefeito reeleito na história de Patos de Minas com votação recorde de 85% e, em 2025, foi eleito por 361 prefeitos mineiros para comandar a AMM.
Essa manifestação se soma a outros gestos recentes. Em Divinópolis, durante a Caravana AMM, o prefeito Gleidson Azevedo declarou que Falcão seria o escolhido por ele para compor, como vice do irmão Cleitinho, uma eventual chapa ao governo de Minas Gerais.
Além disso, Falcão tem marcado presença em agendas importantes:
-
Na segunda-feira, 6 de outubro, será convidado do Conexão Empresarial, evento promovido por Paulo César de Oliveira, conhecido por reunir nomes de destaque da política nacional.
-
Na sexta-feira, 10 de outubro, estará no Encontro Regional Municípios Unidos, que reunirá os 87 municípios do Triângulo Mineiro, Noroeste e Alto Paranaíba. Organizado com apoio das microregionais, o evento tem como objetivo mostrar a força das regiões para movimentar a economia de Minas e do Brasil.
O movimento reforça o espaço que Falcão vem conquistando no cenário político de Minas, com apoios surgindo de diferentes frentes e sua presença sendo requisitada em palcos de destaque.