A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância em Saúde, realizará no dia 9 de outubro um mapeamento aéreo para identificação de possíveis criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus.
A ação faz parte de uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, regulamentada pela Resolução SES nº 9035, de 26 de setembro de 2023, que estabelece regras para o financiamento de projetos temporários com uso de drones (VANTs – Veículos Aéreos Não Tripulados). O objetivo é fortalecer o combate ao Aedes aegypti com o uso de tecnologia, permitindo que todos os municípios mineiros realizem o mapeamento aéreo de áreas de risco.
Municípios de maior porte receberam os recursos diretamente em suas secretarias de saúde. Já os menores, como é o caso do nosso, foram contemplados por meio de consórcios intermunicipais. A Regional de Saúde de Alfenas, à qual o município pertence, está sendo atendida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Lagos do Sul de Minas (Cislagos).
O mapeamento será realizado em três etapas. Na primeira, serão sobrevoados os bairros com maior incidência de casos de dengue em 2024: Vista Alegre, Jardim Leonor, Santo Antônio I, Santo Antônio II, Bairro Lares, Bairro Matias Bueno e Centro.
O sobrevoo do drone ocorrerá na manhã do dia 9 de outubro. A Secretaria de Saúde orienta os moradores a colaborarem com a ação, que visa identificar e eliminar focos do mosquito, contribuindo para a prevenção de novas epidemias.
(ASCOM)