Fenômeno resultou no avanço de uma frente fria pelo Sul e Sudeste e temporais e ventanias podem ser registradas
A formação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil pode “causar estragos” em Minas a partir desta sexta-feira (7). O fenômeno, que avança pelo oceano Atlântico, trouxe uma frente fria que percorre o país, acarretando em temporais, ventanias e quedas de temperatura.
Conforme Anete Fernandes, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o ciclone não passa por Minas, mas causa impactos ao Estado. “A frente fria que acompanha o fenômeno deve afetar as regiões do Triângulo Mineiro, Oeste, Sul e Zona da Mata já no sábado (8)”, detalhou.
Na Grande BH, chuvas e ventos intensos entre 60 km/h e 85 km/h podem ser registrados a partir da madrugada de domingo (9). “O ciclone chega no Sul do Brasil e vai avançando pelo oceano, enquanto a frente fria avança pelo continente, reduz as temperaturas e causa chuvas conforme atravessa o país”, disse Anete.
A especialista explica que os ciclones “puxam” o ar quente e úmido da superfície e o empurram para cima, formando nuvens de chuva. Os fenômenos surgem do contraste de temperatura entre massas de ar quente e fria.
Nesta sexta-feira (7), a previsão meteorológica para Belo Horizonte indica que o dia será de céu parcialmente nublado, com temperaturas elevadas. A máxima estimada deve atingir os 30°C, prometendo um dia de calor intenso para a capital mineira.
A temperatura deve cair ao longo do sábado (8), devido à frente fria que avança no país, com mínima de 16°C e máxima de 29°C. No domingo (9), o dia deve começar nublado com chuvas pontuais, que devem reduzir com o passar das horas. A temperatura mínima será de 18°C e a máxima de 25°C.
(Hoje em Dia)