Pelo quarto ano consecutivo, a Prefeitura Municipal de Cabo Verde, em parceria com a ASSPROCAFÉ (Associação dos Produtores de Cafés Especiais de Cabo Verde), representou o município na Semana Internacional do Café (SIC) 2025, realizada em Belo Horizonte — o maior evento de cafés especiais da América Latina.
O stand dos Cafés Especiais de Cabo Verde apresentou dezenas de microlotes de cafés e promoveu a participação de mais de 40 produtores locais, que tiveram a oportunidade de compartilhar suas histórias, métodos e sabores únicos com o público e com compradores nacionais e internacionais.
Nesta edição, Cabo Verde também apresentou duas grandes atrações: o destilado de café — único no mundo — e a novidade do ano, o Mel da Flor do Café, resultado de uma collab entre a ASSPROCAFÉ e a Associação dos Apicultores de Cabo Verde. De produção rara e delicada, o produto foi um dos grandes destaques da feira.
A participação na SIC reafirma o protagonismo de Cabo Verde na produção de cafés especiais e eleva o nome do município no cenário nacional e internacional do agronegócio. O projeto é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, ASSPROCAFÉ e Sebrae, com patrocínio da Cooxupé, por meio da SMC e do Programa Gerações.
SegundAo o prefeito Cláudio Antônio Palma, “eventos como este marcam um novo tempo na história de Cabo Verde, onde o município une protagonismo e networking no setor dos cafés. É função da Prefeitura ser agente de transformação — algo que vemos acontecer nitidamente no fortalecimento dos nossos cafés especiais.”
Cabo Verde segue firme em seu propósito de valorizar o trabalho dos produtores, fortalecer a economia local e consolidar-se como referência na produção de cafés especiais de qualidade e identidade.
(FONTE E FOTO: ASCOM)