Na madrugada do domingo, 7/12, o Pelotão de Bombeiros Militar de Três Corações foi acionado para atendimento a uma grave colisão entre duas carretas bitrem na BR-381, nas proximidades de Carmo da Cachoeira.
No local a Guarnição constatou que uma carreta carregada com sucata prensada havia colidido na traseira de outra carreta carregada com porcelanato. Com o impacto, parte da carga de porcelanato deslizou e passou a comprimir a cabine da carreta de trás, enquanto a sucata da própria carreta que colidiu também cedeu sobre a cabine, deixando uma vítima, o motorista, preso às ferragens e prensado pelas cargas.
Com veículo estabilizado e com as baterias descarregadas, permitindo um ambiente mais seguro para o início dos procedimentos técnicos, as equipes já começaram a atuar com gerenciamento e isolamento completo da cena, organizando setores, definindo prioridades e estabelecendo uma zona segura para atuação das equipes; Houve avaliação de riscos estruturais, considerando a instabilidade da carga de porcelanato e da sucata;
Tomada de decisões rápidas e estratégicas, essenciais para evitar o agravamento da situação e preservar a vida da vítima;
A Coordenação dos trabalhos foi gerenciada de forma direta pelos militares entre todas as equipes envolvidas, conduzindo a operação de forma organizada e segura.
A carga que pressionava a cabine precisou ser removida manualmente, em uma operação delicada e de alto risco, realizada pelos bombeiros, com apoio direto das equipes da Artéris.
Foram empregadas técnicas avançadas de salvamento veicular pesado, utilização de equipamentos de uso compartilhado, além de intenso esforço físico devido à complexidade do cenário e à instabilidade da carga.
A atuação precisa dos bombeiros na criação de acessos, estabilização de partes estruturais e condução do desencarceramento foi determinante para o sucesso da operação.
RESGATE DA VÍTIMA
Após mais de 4 horas, o motorista foi retirado responsivo, com sinais vitais preservados, sendo imediatamente entregue ao Suporte Avançado da Arteris. No momento a vítima já se encontra estabilizada no hospital.
As causas do acidente serão apuradas pelos órgãos competentes.
Comunicação – Pelotão de Bombeiros Militar de Três Corações