Eventos ocorrerão em fevereiro e março, oferecendo a cooperados oportunidades para negócios e atualizações no setor cafeeiro
A Cooxupé definiu as datas de suas tradicionais feiras de negócios em 2026: a Feira do Cerrado será realizada nos dias 4 e 5 de fevereiro, no Núcleo da cooperativa, em Monte Carmelo (MG). Já a Femagri ocorrerá de 18 a 20 de março, em Guaxupé (MG). Ambas têm o tema “Tradição e Inovação: Gestão Responsável, Cooperativismo Forte, Futuro de Oportunidades”.
Consolidada como uma das principais vitrines para a cafeicultura regional, a Feira do Cerrado reunirá expositores de máquinas, insumos e tecnologias para o campo, além do espaço Novas Culturas, com demonstrações voltadas para soja, milho e pastagem, reforçando a diversificação produtiva do Cerrado mineiro.
A Femagri também apresentará diversas inovações para o cafeicultor, com destaque para inovações em máquinas, implementos e soluções sustentáveis para a cafeicultura. A Fazendinha, por exemplo, apresentará o lançamento da marca de biológicos Pleno, além das linhas Prospera, Kafé e Granum, tecnologias de pulverização, irrigação, drones, mixes de sementes e conteúdos sobre plantas de cobertura.
Segundo Paulo Ribeiro, gerente de Administração e Planejamento da Cooxupé, o papel das feiras vai além da exposição de produtos. “Nossos eventos são planejados como um grande ponto de encontro entre cooperados, fornecedores e equipes da cooperativa. A ideia é oferecer um ambiente que una negócios, conhecimento e convivência, fortalecendo cada vez mais a relação com o produtor”, destaca.
A participação dos principais fabricantes do setor está confirmada. Para Douglas Ferreira, supervisor do Mercado de Máquinas da Cooxupé, os eventos de 2026 devem evidenciar tendências decisivas para o futuro da lavoura. “As feiras receberão os principais fornecedores de tecnologia para café e cereais, além de instituições financeiras. Irrigação, energia solar, pós-colheita customizada, agricultura 4.0 e robótica devem ser alguns dos grandes temas, mostrando como essas soluções já fazem parte da rotina do produtor”, afirma.
Os visitantes também poderão conhecer os serviços e soluções Cooxupé, como Geoprocessamento, Laboratório de Solo e Folha, NEA (Núcleo de Educação Ambiental), Vectag, Programa Gerações, SMC Specialty Coffees e a Corretora de Seguros, ampliando o acesso a ferramentas que apoiam a gestão das propriedades. Espaços de convivência, cafeterias com cafés Cooxupé, praça de alimentação e áreas voltadas ao bem-estar das famílias completam a experiência.
Phábrica de Ideias – Assessoria de Comunicação e relacionamento com a imprensa