Uberlândia perderá 38 orelhões até 28 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

 

Uberlândia perderá 38 orelhões até 28
Os últimos telefones de uso público, popularmente conhecidos como orelhões, já têm data marcada para a aposentadoria: o final de 2028. De acordo com o painel de informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Uberlândia ainda conta com 38 orelhões espalhados pela cidade, que serão removidos gradualmente até a data limite. Lançada em 1972 em todo o Brasil, a rede que já teve mais de 1,5 milhão de terminais, era mantida por concessionárias de telefonia fixa, como uma contrapartida obrigatória do serviço. (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/39742/fim-do-orelhao-uberlandia-perdera-ultimas-38-unidades-ate-2028

Aluno de Areado é nota mil no Enem
A educação pública de Minas Gerais celebra uma conquista expressiva no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O estudante Victor Hugo Oliveira Abreu, de 17 anos, aluno da Escola Estadual João Lourenço, no município de Areado, ligada à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Poços de Caldas, alcançou a nota máxima de 1.000 pontos na redação do Enem. (Jornal Mantiqueira)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2026/01/28/aluno-de-escola-estadual-de-areado-conquista-nota-mil-na-redacao-do-enem-2025/

Curso de Medicina tem vagas ampliadas
O Ministério da Educação autorizou a ampliação do número de vagas do curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). A Portaria deferiu o pedido de aumento de vagas, elevando o total anual de 60 para 78 vagas. O desempenho no Enamed insere o curso de Medicina do Unipam no grupo de cursos com conceitos 4 e 5, que reúne 163 instituições, aproximadamente 46% do total avaliado, e o destaca entre os melhores do país. (Folha Patense)
https://www.folhapatense.com.br/curso-de-medicina-do-unipam-tem-numero-de-vagas-ampliado-pelo-mec

Caeté foi primeira capital de Minas
Caeté começa, enfim, a correr atrás do prejuízo histórico e a reivindicar o lugar que lhe cabe na formação de Minas Gerais. No contexto da Guerra dos Emboabas, a cidade exerceu a condição de primeira capital de Minas. Foi em seu território, mais precisamente no Morro Vermelho — hoje distrito de Caeté —, que se deu a formação do chamado governo primaz de Minas. Esse apagamento começa agora a ser enfrentado de forma direta e simbólica com o lançamento de uma obra que, pela primeira vez, parte do olhar de um autor caeteense para fazer justiça a esse passado negligenciado. (Jornal Opinião)
https://www.opiniaocaete.com.br/caete-rompe-o-silencio-da-historia-e-relembra-seu-lugar-como-primeira-capital-de-minas/

PAC destina 59 milhões para Sabará 
O Governo Federal destinou R$ 59,9 milhões para a cidade de Sabará por meio do Novo PAC Seleções, recurso que será aplicado em obras de contenção de encostas em áreas de risco. O investimento é considerado fundamental para salvar vidas, reduzir a vulnerabilidade da população e proteger a cidade contra desastres naturais. (Folha de Sabará)
https://folhadesabara.com.br/noticia/51654/novo-pac-selecoes-destina-mais-de-r-59-milhoes-a-sabara-para-obras-de-contencao-de-encostas

Procon pesquisa material em JF
O Observatório das Relações de Consumo do Procon/JF divulgou, nesta quarta-feira (28/01), o levantamento anual de preços de materiais escolares. A análise, que contemplou 55 itens em 24 estabelecimentos de Juiz de Fora, identificou disparidades significativas nos valores praticados, com a maioria dos produtos apresentando variações superiores a 50% entre a loja mais barata e a mais cara. (RCWTV – Juiz de Fora)
https://www.rcwtv.com.br/noticia/pesquisa-do-procon-de-juiz-de-fora-revela-variacao-de-ate-93-em-materiais-escolares

Caratinga é bi do ouro na alfabetização
Pelo segundo ano consecutivo, o município de Caratinga foi reconhecido com o Selo Ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, iniciativa que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O selo é concedido pelo Ministério da Educação e tem como objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Educação em prol da alfabetização das crianças, com foco na alfabetização na idade certa. (Diário de Caratinga)
https://diariodecaratinga.com.br/cidade/caratinga-e-ouro-na-alfabetizacao-pelo-segundo-ano-consecutivo-2/

 

Notícias Recentes