2021 foi um ano difícil para todas as prefeituras diante do desafio enorme que a pandemia impôs. Mesmo com os olhares atentos à Covid-19, a Secretaria de Saúde de Cabo Verde não deixou de focar em expansões em outras áreas da saúde. Prova disso foi uma parceria inédita entre o Município e a Universidade Federal de Minas Gerais.
Desde o primeiro semestre de 2021, a UFMG disponibiliza uma dupla de acadêmicos (estudantes do último ano do curso de medicina), para estarem participando e apoiando os atendimentos médicos nas unidades de saúde do município. Em contrapartida, a Prefeitura contribui com um valor referente a uma bolsa de estudos.
O trabalho dos acadêmicos é sempre monitorado por um médico da rede municipal, onde o mesmo recebe um certificado de “Médico Preceptor”, que integrará e valorizará o seu curriculum.
Para a comunidade, além de auxiliar e agilizar os atendimentos de rotina nas unidades, os acadêmicos trabalham com palestras e ações com a comunidade com orientações diversas tanto no cunho da prevenção quanto na vida diária do cidadão.
Outro ponto importante é a disponibilidade dos acadêmicos e o suporte da própria universidade em trabalhar situações especificas como, por exemplo, área de genética e reprodução humana, casos estes já direcionados e trabalhados através dessa parceria.
Para o Secretário de Saúde Ademir Coutinho “esta parceria mostra à população dois pontos muito importantes: primeiro é a preocupação da Administração Pública em atender de forma humanizada e com o que há de mais novo o município em sua totalidade. Temos médicos que estão aprendendo o que o há de mais moderno da UFMG e aplicando em bairros como nos Coelhos e Serra dos Lemes. E também mostra como o município abriu seu universo do diálogo com grandes instituições. A UFMG compartilha e desenvolve conosco informações e planos futuros que poucas cidades do Estado possuem.”
Novas parcerias entre Cabo Verde e UFMG estão em discussão em uma parceria que promete se consolidar cada vez mais.
(ASCOM)