Balança de Uberlândia tem recorde histórico 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Foto: Secretaria de Comunicação/PMU

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Balança de Uberlândia tem recorde histórico
A balança comercial de Uberlândia alcançou em maio deste ano o melhor resultado mensal da série histórica. Dados do Comex Stat, plataforma do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), apontam que o município teve, entre exportações e importações, um superávit de US$ 186,9 milhões no período. O desempenho foi impulsionado pelo forte volume de vendas para o mercado externo. Apenas em maio, Uberlândia exportou US$ 200,5 milhões em produtos, enquanto as importações somaram US$ 13,6 milhões. (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/40833/balanca-comercial-de-uberlandia-tem-recorde-historico-com-superavit-quase-us-187-milhoes-e

Mineiros pagaram 145 bilhões em impostos
Os mineiros já pagaram R$ 145,5 bilhões em impostos, taxas e contribuições neste ano. O volume representa 7% da arrecadação nacional, que projeta ultrapassar R$ 2 trilhões ainda neste mês. Os dados são do Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo, que simula em tempo real o volume arrecadado pela União. A maior parte desses recursos provém de tributos como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), o Imposto de Renda (IR), o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e as contribuições previdenciárias, além da arrecadação proveniente do comércio exterior. (Diário do Comércio)
https://diariodocomercio.com.br/financas/arrecadacao-impostos-minas-gerais-2026/

Caeté quer estimular a irrigação
O prefeito de Caeté, Alberto Pires, esteve na segunda-feira (22) na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, onde se reuniu com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Almeida Pereira Fernandes. Durante o encontro, foram discutidas ações e parcerias voltadas ao fortalecimento da agropecuária no município. Entre os temas abordados estiveram a atração de novos investimentos, a ampliação de programas de incentivo ao setor e a criação de oportunidades para impulsionar o desenvolvimento sustentável da região e melhorar as condições de trabalho dos produtores rurais. (Jornal Opinião)
https://www.opiniaocaete.com.br/caete-articula-com-governo-de-minas-novas-acoes-para-impulsionar-agricultura-e-irrigacao-sustentavel/

Câmara de Paraíso rejeita contas de ex-prefeito
A Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso rejeitou, durante a sessão ordinária realizada na segunda-feira, 22, as contas do exercício financeiro de 2015 do ex-prefeito e ex-deputado Rêmolo Aloise. Em votação nominal, os vereadores aprovaram o parecer da comissão especial responsável pela análise do processo e acompanharam o entendimento do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. O processo  apontou o descumprimento do percentual mínimo constitucional de investimentos em manutenção e desenvolvimento do ensino durante o exercício de 2015. Conforme o parecer, o município aplicou 23,18% dos recursos na área da educação, índice inferior aos 25% exigidos. (Jornal do Sudoeste)
https://jornaldosudoeste.com.br/noticia_detalhe.php?id=221565

Em Timóteo, Câmara contraria o TCE
Pelo placar de 12 X 3, as contas do ex-prefeito municipal, Douglas Willkys, referentes aos anos de 2019 e 2020, foram rejeitadas pelos vereadores de Timóteo em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (22). Com a decisão desfavorável, a Câmara derrubou o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, que recomendava, com ressalva, a aprovação das contas de Willkys. Conforme o Procurador Geral da Câmara de Timóteo, com a conclusão da votação em Plenário, o processo será encaminhado ao TCE/MG, que deverá enviá-lo à Justiça Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral (Jornal dos Vales).
https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/65071/camara-de-timoteo-camara-de-timoteo-rejeita-contas-de-exprefeito

Barco na Pampulha será atração permanente
O passeio de barco pela Lagoa da Pampulha ganhará caráter permanente e passará a integrar oficialmente o roteiro turístico da capital mineira. O projeto da Prefeitura Belo Horizonte PBH  têm como objetivo a operação regular no segundo semestre de 2026, após os resultados positivos obtidos durante a fase experimental do projeto. Segundo o presidente da Belotur, Eduardo Cruvinel, a embarcação Capivarã, utilizada nos testes iniciados em dezembro de 2025, continuará operando como atração turística da capital mineira. O projeto-piloto teve início em janeiro de 2026. Previsto inicialmente para três meses, foi prorrogado por igual período. Durante esse tempo, a Prefeitura avaliou aspectos como navegabilidade, impactos ambientais, adesão do público e viabilidade operacional. (Cidade Conecta)
https://www.cidadeconecta.com/noticias/atualidades/passeio-de-barco-na-pampulha-deve-se-tornar-atracao-turistica-permanente-em-bh/

 

Notícias Recentes