Ex-deputado Tilden Santiago morre de Covid aos 81 anos

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Morreu na quarta-feira (2), vítima de Covid-19, o jornalista e ex-deputado federal Tilden José Santiago, aos 81 anos. Ainda não há informações sobre o sepultamento.

Ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais (1981/1984), Tilden foi fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Pelo PT, exerceu três mandatos consecutivos de deputado federal.

Ele estava filiado ao partido Cidadania desde dezembro passado.

Tilden foi embaixador brasileiro em Cuba durante o primeiro mandato do presidente Lula (2003-2006).  Ele trabalhou ainda no governo Itamar Franco como secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O PT emitiu uma nota oficial lamentando a morte de Tiilden.

“O Partido dos Trabalhadores lamenta a morte de Tilden Santiago, vítima de Covid, ocorrida nesta quarta-feira, e se solidariza com seus familiares e amigos. Fundador do Jornal dos Bairros, marco da imprensa popular em Belo Horizonte nos anos setenta, e presidente do Sindicato dos Jornalistas Minas Gerais, foi perseguido e preso pela ditadura militar. Fundador do PT e da CUT, foi ex-deputado federal por Minas Gerais, por três mandatos, e também embaixador do Brasil em Cuba no primeiro governo do ex-presidente Lula. Mineiro de Nova Era, Tilden Santiago foi padre-operário, administrador, filósofo, professor, jornalista, deputado federal e militante da causa ambiental. Tilden deixa uma grande contribuição para as lutas do povo brasileiro, a quem dedicou sua luta e sua vida. Gleisi Hoffmann, presidenta do Partido dos Trabalhadores”

Nas redes sociais, parlamentares que conviveram com Tilden também fizeram postagens em sua homenagem.

 

(Hoje em Dia)

Notícias Recentes