Brasil supera a marca de 250 milhões de contas digitais, segundo estudo da idwall

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Pesquisa da regtech revelou que 75,8% dos brasileiros estão dispostos a trocar um banco convencional por um digital, além de suas instituições favoritas

A idwall – regtech especializada em soluções integradas e inteligentes de onboarding digital – divulgou hoje, durante o idsummit, o Ranking de Onboarding Digital 2021, que analisa o mercado de onboarding das instituições financeiras e a avaliação dos usuários nos processos de cadastro e abertura de contas.

O estudo, realizado em parceria entre a idwall e a Cantarino Brasileiro, identificou as preferências dos brasileiros ao se cadastrar em uma instituição financeira e o que faz os usuários terem uma boa experiência nos aplicativos dos bancos.

Nele, foi revelado que existem mais de 250 milhões de contas digitais abertas no Brasil, o que supera o número de habitantes do país, e pelo menos 115 milhões delas foram abertas entre janeiro e setembro de 2021. A porcentagem de pessoas que possuem ao menos uma conta em bancos digitais é de 60%.

Além disso, a pesquisa mostrou que a maioria das pessoas (64% em 2021) tem contas tanto em bancos tradicionais quanto em bancos digitais, indicando a evolução constante desse número, que era de 59,1% em 2020 e 40,5% em 2019. Também houve um aumento no número de pessoas que usam um banco digital como sua conta principal: 37% dos entrevistados em 2021, contra 21% em 2020, o que pode estar relacionado à crescente bancarização da população, além da intensificação do mobile banking, que levou os usuários a priorizarem instituições com tarifas menores, processos de cadastro mais fáceis e leque de serviços mais amplo.

Outro dado importante é que 75,8% dos brasileiros estão dispostos a trocar um banco convencional por um digital e mais de 75% dos entrevistados priorizam o ambiente digital para a abertura de conta. Entre os principais motivos elencados estão melhores tarifas e serviços, e menor burocracia neste processo.

O número médio de instituições utilizadas por indivíduo também aumentou, passando de 2,1, em 2019, para 3,2 em 2020 e para 3,9 no ano passado. A pesquisa descobriu que, quanto maior a renda e o nível de escolaridade, mais contas a pessoa tende a abrir.  Das 10 instituições mais usadas, todas contam com a possibilidade de abertura e encerramento de conta 100% digital.

Ranking de onboarding digital

No Ranking de Onboarding Digital 2021, o processo de cadastro e onboarding de 41 instituições foi avaliado com base em opiniões de usuários reais, e concedeu prêmios para as empresas que se destacaram em três categorias: Challenger Banks (bancos nascidos digitais), Bancos (empresas mais tradicionais) e Carteiras Digitais (Wallets). Os ganhadores foram Nubank, Banco Bari e PicPay, respectivamente.

Conduzida entre 17/11 e 13/12 de 2021, a pesquisa foi realizada totalmente online com mais de 2 mil entrevistas feitas com pessoas de todo o país, e comprovou que o onboarding impacta diretamente o interesse de um indivíduo em permanecer em uma instituição financeira: os usuários que deram 8 ou mais pontos em uma experiência de cadastro estão 129% mais propensos a continuar como clientes. Já os que deram notas 9 ou 10 têm 663% mais chances de seguir na instituição.

 
“Em média, 2021 teve mais de 315 mil contas 100% digitais abertas por dia. Em um cenário tão competitivo e distribuído, a jornada do usuário se torna essencial para adquirir escalabilidade e bons resultados. Tudo isso começa no onboarding, ele é a primeira etapa dessa relação, e as evidências mostram que os players com as melhores experiências conseguem adquirir e fidelizar mais clientes. Por isso, é fundamental oferecer a melhor experiência possível, usando a tecnologia para entregar praticidade, facilidade e segurança, gerando novas oportunidades de negócios e construindo relações de confiança”, diz Felipe Penido, Head de inteligência da idwall.

(CANALTECH)

Notícias Recentes