Congresso promulga emenda constitucional que fixa piso nacional de agentes de saúde

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

O presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comandou, na quinta-feira (5), sessão do Congresso Nacional para promulgar a Emenda Constitucional 120/2022, que prevê o piso salarial nacional de dois salários mínimos para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias  com os valores para a remuneração assegurados no Orçamento da União. O texto aprovado garante também adicional de insalubridade e aposentadoria especial para a categoria.

O texto ainda determina que estados, Distrito Federal e municípios estabeleçam outras vantagens como incentivos, auxílios, gratificações e indenizações, para valorizar o trabalho desses profissionais que somam cerca de 400 mil agentes no Brasil. O orçamento de 2022 prevê R$ 800 milhões para o pagamento do piso.

A emenda, que acrescenta os parágrafos 7º, 8º, 9º, 10º e 11º ao artigo 198 da Constituição Federal, teve origem na Proposta de Emenda à Constituição 22/2011, de autoria do deputado Valtenir Pereira (MDB-MT), primeiro signatário da PEC. No Senado, a matéria foi analisada como PEC 9/2022, relatada pelo senador Fernando Collor (PTB-AL), e recebeu votação unânime, com 71 votos no primeiro turno e 74 no segundo. Foram 11 anos de tramitação dentro do Congresso Nacional. A votação foi acompanhada por grande mobilização de agentes comunitários, tanto na CCJ quanto no Plenário.

O senador Rodrigo Pacheco afirmou ser fundamental que o Estado garanta condições adequadas de trabalho aos profissionais, além de vencimentos justos. “Se o Brasil, de fato, almeja melhorar a qualidade de sua saúde pública – e assim atingir as metas de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU – o Poder Legislativo não pode se omitir em garantir a valorização do trabalho dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias”, afirmou.

 

(ASCOM)

Notícias Recentes