Muzambinho, 4 de dezembro de 2024

14º Congresso da Amog reúne educadores da região em Guaxupé

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

O Ginásio da UNIFEG em Guaxupé recebeu os professores para 14º Congresso de Educação da AMOG (Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana) que tem como tema “Reflexões e práticas de leitura e escrita”, entre os dias 18 e 19 de julho. Para o secretário executivo Marco Godoy “é a oportunidade de formação oferecida pelos parceiros do Sistema Aprende Brasil, Cimog, Sebrae e Unifeg que reúne uma vez por ano os professores das escolas para uma reflexão das ações necessárias para serem aplicadas dentro das salas de aula” disse.
Nélido Sprea fez a palestra de abertura do evento e mostrou na pratica como a arte ajuda no processo lúdico de ensinar. “Ajudo no processo dos professores e alunos a tornarem a troca de saber leve e suave e tão divertido como o brincar. Resgatar antigas brincadeiras e canções que estão sendo esquecidas e podem ser usadas para criação de textos”, disse o educador. Sprea mostrou na pratica como os professores podem tornar divertido ler e escrever textos. E finalizou perguntando a plateia repleta de professores: qual é o seu pique? Onde você se salva das suas dores? Os nossos alunos buscam nos professores, na escola, na sala de aula o seu salve (falou se referindo a brincadeira).
As caravanas de professores fizeram questão de registrar a presença. “Estamos com uma delegação de 100 professores, providenciamos o transporte para que todos pudessem participar desse momento de aprendizado e confraternizar com os demais municípios” falou Iraci Teixeira, Secretária de Educação de Muzambinho.
Ângela Biscouto, Coordenadora pedagógica do Sistema Aprende Brasil, falou sobre a importância do atendimento aos alunos e famílias e como o tema precisa estar na forma-ção do corpo docente. “A família precisa ser mobilizada para se encantar pela escrita e pelo texto, estamos sendo desafiados pelo digital. Ganhamos com quando os relaciona-mentos estabelecem vínculos e criam afetos verdadeiros” relatou. A coordenadora também enfatizou a presença nos municípios da região, “quando um município implanta o sistema Aprende Brasil ele está também investindo na formação do profissional e capacitando a rede educacional para atender de forma coesa e atualizada as famílias” ressaltou.
Além dos professores, supervisores e diretores também estiveram nos dois dias de formação. O jornal A Folha Regional esteve no evento como parceira no incentivo a leitura das atividades pedagógicas. “Minha formação é pedagogia, recebemos os estudantes das escolas da região na redação. Nossa redação ao longo destes 34 anos tem sido frequentada por alunos e professores. É uma forma para podermos incentivar as novas gerações ao hábito da leitura” disse a publicitária Vaine Alves.
Em dois dias, 7 palestrantes conversam com os educadores das rede publica de municípios da Amog com o objetivo de pensar sobre como orientar e estimular a leitura e escrita em tempos de estudantes digitais. Para a professora Vanda de Muzambinho “o papel da educação escolar vai além da tarefa curricular convencional, evocando a função social da escola na construção da cidadania”, disse.
Prefeitos da região participaram do café da manhã de abertura do evento, mas por conta da legislação eleitoral até mesmo os que não são candidatos decidiram não usar a palavra.

(VALERIA VILELA)

Notícias Recentes