2ª Feira de Segurança do Trabalho foi reali-zada em Cabo Verde

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Aconteceu, em Cabo Verde, no último dia 26 de abril, a 2ª Feira de Segurança do Trabalho organizada pelos estudantes do ensino técnico da Escola Estadual Professor Pedro Saturnino de Magalhães (turma de Segurança do Trabalho). A data para a realização do evento foi escolhida em decorrência da proximidade com o Dia Internacional Em Memória Às Vítimas Fatais de Acidentes do Trabalho (28 de Abril), e também o Dia Mundial da Saúde (7 de Abril).
Um evento muito bem organizado, abraçado pela instituição de ensino, que se reorganiza para que estudan-tes de outras turmas do ensino médio em tempo integral (EMTI) possam prestigiar os trabalhos dos seus cole-gas, estudantes de Segurança do Trabalho, além de acompanharem uma série de palestras de diversas áreas com assuntos pertinentes para o seu dia a dia. “Consiste em um dia atípico ao modelo do EMTI, onde as ativi-dades são diferentes e até mesmo os lanches da turma são diferenciados. É um dia onde os príncipes e princesas da Segurança do Trabalho saem da rotina e viram alvo de um caminhão de informações e conhecimento. Um dia que faz projeção ao futuro, onde eles mesmos estarão ministrando palestras e orientando a outras categorias de pessoas”, relata Caroline Ribeiro, professora e organizadora do evento junto à turma.
O evento ocorreu ao longo dos dois turnos letivos. A qualidade e abrangência da Feira, bem como a relevância dada por aqueles que estiveram presentes, podem ser notadas pelo breve resumo dos acontecimentos, a seguir:
Na cerimônia solene de abertura, estiveram presentes Rony Henrique Leite Secretário Municipal de Meio Ambiente), Adriano Lange Dias (Secretário Municipal de Assistência Social), Fabrício Santos Ritá (professor do IF Sul de Minas Campus Muzambinho). Também, na abertura oficial, tiveram os representantes do ‘Pedro Saturnino’: João Evangelista Neto, Mara Alves de Lima, Gleyce Garcia e Roselaine Modesto. Logo após, deu-se início às atividades com o primeiro palestrante, professor Fabrício. Ele trouxe uma aula teórica sobre Comunicação em uma ação de Primeiros Socorros e uma atividade prática sobre desengasgo em adultos e bebês. Em seguida, os estudantes dividiram seus conhecimentos com os demais colegas e professores da instituição, na qual foram abordados assuntos de utilidade pública, que trouxeram informação para a galera sobre: Educação Ambiental, Assédios no ambiente de trabalho, Riscos elétricos domésticos e como evitá-los e Primeiros Socorros.
O período da tarde foi marcado por 4 palestras: A primeira, do Técnico em Eletrônica e estudante de Engenharia Elétrica, Juliano Siqueira Ferreira, que nos apresentou os perigos reais da eletricidade e como funciona os bastidores desse mundo invisível e extremamente perigoso. O segundo palestrante foi Lucas Toledo, com o tema “Jornada: Uma Conversa sobre Carreira e Propósito de Vida”, compartilhando suas experiências, erros e acertos, a fim de acalentar os anseios dos estudantes. A terceira palestra foi com o psicólogo Alex Fileni, que atende hoje a saúde pública de Cabo Verde, cujo tema tratou das Doenças Psicossomáticas. E, encerrando a série de palestrantes, Júnior Freschi, que atua no ramo há 25 anos e levou suas experiências como Técnico de Segurança e empresário da área.
Um evento marcante, que merece cada vez mais se consolidar na agenda da escola e expandir para além das paredes da instituição, já que é de grande valia para toda a sociedade os temas abordados. Mostra a capacidade destes jovens cabo-verdenses, que vem deixando de serem promessas para o futuro e se apresentando como o presente da cidade. A professora Caroline, em seu relato, diz que “na instituição, existe um ditado que já virou jargão e diz: Somos uma escola que pulsa e que faz acontecer.” Pois, que assim seja sempre, transformando a realidade de uma sociedade através da Educação.
Por fim, segue depoimento da turma: “A feira pra nós representa uma maneira de demonstrarmos nossos conhecimentos e capacidades de acordo com o que aprendemos no ultimo ano de curso. É gratificante ver que progredimos aos poucos, deixando o medo e a vergonha de lado, para nos tornarmos ótimos profissionais. Como alunos os sentimos extremamente honrados em poder ter essa chance, onde poucas escolas públicas de EMTI (ensino médio técnico integrado) tem essa possibilidade de realizar um evento de tal magnitude. Através de muito esfor-ço, estudo, dedicação e as orientações de diversos profissionais da área, em especial nossa professora Eliana Caro-line, somos capazes de ir longe! O céu é o limite quando se trata de conhecimento, e são nesses momentos que percebemos que realmente vale apena todo o foco nas aulas e toda a força de vontade para fazer acontecer. Esperamos que em 2025 a feira seja um marco na história de nossa escola, afinal, experiências tão incríveis não merecem ser vividas só uma vez!.”

(ASCOM)

Notícias Recentes