Muzambinho, 23 de maio de 2024

Abordagem Social recebe três novos veículos em Poços de Caldas

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Serviço é responsável pela busca ativa a pessoas em situação de rua

Na manhã da quinta-feira, 19 de agosto, Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, o prefeito Sérgio Azevedo fez a entrega oficial de três novos veículos para o Serviço de Abordagem Social da Secretaria Municipal de Promoção Social, responsável pela busca ativa, atendimento inicial e encaminhamento de pessoas em situação de rua na cidade.

A entrega foi realizada durante um café da manhã especial para os usuários do Centro de Referência Especializado no Atendimento à População em Situação de Rua, o Centro POP, na Avenida João Pinheiro. São três veículos zero km tipo van da marca Peugeot, com capacidade mínima para dez passageiros e valor unitário de R$ 148.421,70. As novas vans foram adquiridas com recursos do Governo Federal específicos para este fim.

O prefeito Sérgio Azevedo destacou que a aquisição faz parte da série de melhorias nas condições estruturais de trabalho, que vem sendo realizada em todas as secretarias municipais. “Hoje é um dia emblemático. Não é um dia que se comemora, mas é um dia que se lembra da dificuldade das pessoas em situação de rua. Aqui em Poços não é diferente do resto do Brasil e do mundo”, avaliou. “Agora, a equipe terá condições de executar o trabalho da melhor maneira. Um trabalho difícil que, às vezes, não é reconhecido pela população, mas que é fundamental e feito com grande carinho pela equipe de Abordagem Social”, enfatizou o prefeito.

O secretário municipal de Promoção Social, Carlos Eduardo Almeida, destacou que o Serviço de Abordagem Social não contava com um veículo novo há mais de dez anos. “Temos que ressaltar a importância de se fazer um trabalho humanizado, pensando que os usuários do serviço são pessoas, cidadãos e sujeitos de direito, que estão em situação de rua por algum motivo e que estamos aqui para realizar um trabalho que traga novas perspectivas em suas vidas”, pontuou.

O agente de atendimento emergencial, Lucas Augusto dos Santos Carvalho, que trabalha diretamente no Serviço de Abordagem Social, comemora a conquista. “É uma demanda de muitos anos. Temos kombis sendo usadas há mais de dez anos. Agora, os usuários e os funcionários terão mais conforto”, celebrou.

Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua
O dia 19 de agosto foi instituído como Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua em alusão ao acontecimento conhecido como “Massacre da Sé”, em 2004, quando sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, em São Paulo/SP.

“O dia 19 de agosto é Dia da Luta da Pessoa em Situação de Rua e é importante poder propiciar um café da manhã diferenciado para as pessoas que estão dentro do serviço, sendo atendidas no Centro POP. Para além disso, essa entrega demonstra a responsabilidade na utilização dos recursos públicos com essas essas pessoas que passam frio, passam humilhações, mas que sabem que temos serviços disponíveis no município para acolhê-las”, afirmou o secretário municipal de Promoção Social, Carlos Eduardo Almeida.

Programação
A Secretaria Municipal de Promoção Social preparou uma programação especial para a semana do Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Na quarta-feira (18), foi realizada a transmissão ao vivo “Sim, é possível: um olhar para além da rua”, com palestras e debates sobre o tema.

Uma exposição de fotos fica disponível a partir desta quinta-feira, com olhares sobre histórias reais de pessoas em situação de rua, na Câmara Municipal e no Terminal Rodoviário. A exposição também estará no Box Cultural do Mercado Municipal, a partir desta sexta-feira (20).

(ASCOM)

Notícias Recentes