Muzambinho, 23 de maio de 2024

Academias e salões de beleza poderão reabrir após pedido do deputado Ulysses Gomes

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Durante a reunião da CPI dos Fura-Filas de quarta-feira (9/6), o deputado Ulysses Gomes (que tem atuado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais no sentido de incluir o setor de academias na modalidade de serviços essenciais), reforçou o pedido de reabertura do setor ao secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, por entender que a prática de atividades físicas está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida e à redução dos riscos de desenvolvimento de uma série doenças. Em seguida, ainda durante os trabalhos da CPI, o secretário confirmou em primeira mão que o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coes Covid-19) definiu, ontem, que academias poderão retornar as atividades mesmo nas medidas mais restritivas da pandemia (ondas vermelha e roxa).

Em março deste ano, Ulysses encaminhou requerimento ao presidente do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da COVID-19, pedindo informações e pareceres técnicos sobre a exclusão da prática da educação física das atividades consideradas essenciais de atenção à saúde humana. A alegação do deputado foi de que a atividade física está diretamente relacionada à redução considerável dos riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional, entre outros.

Em abril, Ulysses mobilizou todos os setores da economia do Sul de Minas, atingidos pelos graves efeitos da pandemia, a participarem da etapa sulmineira do Recomeça Minas, em reunião virtual da ALMG realizada no dia 19. O Recomeça Minas é um grande programa de retomada da economia, criado pela Assembleia e sancionado pelo Governo, com várias medidas de regularização de dívidas, redução de impostos e outros benefícios a pequenos e médios empreendedores e famílias em situação de risco social. Nas vésperas do encontro, o mandato do deputado Ulysses realizou um encontro preparatório específico com profissionais de academias de vários municípios da região, que nomearam um representante entre si (de Pouso Alegre) para falar em nome do grupo na etapa sulmineira do Recomeça Minas, onde foram construídas as propostas do programa, que depois foram votadas e viraram lei.

“É claro que cabem procedimentos rigorosos de distanciamento e higienização, tanto nas academias quanto nos salões de beleza; isso vale para qualquer estabelecimento comercial, enquanto durar a pandemia. E a fiscalização cabe ao poder Executivo local”, reiterou o deputado Ulysses, na reunião de ontem.

 

(Assessoria de Comunicação do mandato do deputado estadual Ulysses Gomes)

Notícias Recentes