Agrishow termina sexta com destaque para a promoção da agricultura sustentável

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

A Agrishow 2024, feira realizada em Ribeirão Preto (SP) e que se encerra nesta sexta-feira (03.05), tem sido palco de intensas discussões e iniciativas voltadas para a promoção da agricultura sustentável e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Com um enfoque renovado nas questões ambientais, sociais e econômicas, a feira reitera seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do país.

Em meio aos debates sobre o combate à fome e a promoção da agricultura sustentável, a Agrishow 2024 tem sido um espaço de reflexão e ação. Iniciativas como a parceria com o Instituto Amor com Amor para arrecadação de recursos em prol de hospitais locais e o Pavilhão de Artesanais, que destaca o trabalho de pequenos produtores, têm se destacado nesta edição da feira.

Na abertura do evento o vice-presidente Geraldo Alckmin ressaltou, os avanços já alcançados pelo País nesse sentido. “A mistura de etanol à gasolina, por exemplo, aumentou para 30%, enquanto a composição de biodiesel no diesel atingiu 14%, podendo chegar a 25% nos próximos anos”, disse.

“Estamos aproveitando as oportunidades para agregar valor aos nossos combustíveis, transformando a cana em fonte de energia, bioeletricidade e até mesmo substituindo o querosene por alternativas mais sustentáveis”, declarou Alckmin, que também ocupa o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Outro tema de destaque na Agrishow deste ano é a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres no setor agrícola. Com o projeto “Agrishow Pra Elas”, a feira tem promovido conversas e networking entre mulheres do agronegócio, visando ampliar a presença feminina e estimular transformações no setor. Essas iniciativas refletem o compromisso da Agrishow com o ODS 5 – igualdade de gênero.

INOVAÇÃO – No que diz respeito à indústria e inovação, a Agrishow tem sido um catalisador de novas tecnologias e soluções para o agronegócio. Com o “Agrishow Labs”, a feira promove o encontro entre produtores rurais e startups, estimulando a adoção de práticas mais sustentáveis e eficientes. Além disso, a feira tem proporcionado espaço para a apresentação de máquinas e ferramentas que facilitam a vida dos produtores, com forte apoio à sustentabilidade.

A Agrishow também tem dado ênfase à energia acessível e limpa, destacando a importância da energia solar e dos biocombustíveis para o setor agrícola. Com parcerias estratégicas e ações concretas, a feira reafirma seu compromisso com o ODS 7 – energia acessível e limpa, contribuindo para a redução das emissões de carbono e a promoção de práticas mais sustentáveis.

À medida que a Agrishow 2024 se aproxima do seu último dia, o clima de otimismo e compromisso com o desenvolvimento sustentável permanece presente. Com uma programação diversificada e iniciativas inovadoras, a feira encerra mais uma edição reafirmando seu papel como um dos principais eventos do agronegócio no país e seu compromisso com um futuro mais sustentável para todos.

Fonte: Pensar Agro

Notícias Recentes