Alago prioriza aprovação do PL do Mar de Minas e defesa da Cota 762

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

O presidente da Alago e prefeito de Capitólio, Cristiano Silva, destacou que dois temas estratégicos estão no centro das ações da entidade neste início de ano. Com o fim do recesso parlamentar da Câmara dos Deputados, em 1º de fevereiro, a Alago irá intensificar a mobilização dos deputados para a votação do PL 2130/2024, que institui a Região Turística Mar de Minas como Área Especial de Interesse Turístico.

Segundo Cristiano, durante o período de recesso a entidade contará com o apoio dos prefeitos filiados para sensibilizar os parlamentares e também buscará uma agenda com o presidente da Câmara, Hugo Motta, a fim de apresentar as justificativas técnicas para a aprovação do projeto. A articulação inclui ainda a revisão da outorga relacionada à Cota 762.

A manutenção da Cota 762 é apontada como uma das principais preocupações da Alago. O presidente explica que, embora a liberação de água seja necessária para a geração de energia, a redução do nível do lago abaixo de 762 metros acima do nível do mar provoca impactos diretos nos municípios do entorno, afetando a piscicultura, a agropecuária e o turismo. Atualmente, mesmo com o início do período chuvoso, o nível do lago está em torno de 757 metros, bem abaixo do ideal.

A defesa da Alago é para que o governo federal altere definitivamente a outorga, elevando o nível mínimo de operação de 750 para 762 metros, garantindo o uso múltiplo das águas e a sustentabilidade econômica e ambiental da região.

 

(Ascom)

Notícias Recentes