Muzambinho, 12 de julho de 2024

Alfenas sedia lançamento do Circuito da Tilápia e Circuito Peixe MG com Apoio de diversas instituições

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

Na noite de quinta-feira, 6 de junho, Alfenas, no Sul de Minas Gerais, foi palco da abertura oficial do Circuito da Tilápia e Circuito Peixe MG. O evento, realizado no Porto Fazenda Hotel às 19h, marcou o início da Etapa Lago de Furnas, destacando a importância da tilápia para a região e o estado. A iniciativa contou com o apoio das Prefeituras de Alfenas e Fama, Sebrae, Abrasel, Alago, Acia, Mundo Music, Senhorita Chopp e Sicoob Agrocredi.

A cerimônia de abertura incluiu palestras informativas, seguidas pelo evento Cozinha Show, onde os participantes degustaram pratos variados à base de tilápia, incluindo o bacalhau de tilápia, celebrando as raízes gastronômicas do Brasil e sua ancestralidade.

Fausto Costa, diretor executivo da Alago, enfatizou a relevância da produção associada que abrange diversos segmentos com a tilápia como base, movimentando a economia e gerando empregos e renda. “Além da gastronomia, temos vários outros setores, como a piscicultura, produção de ração, entre outros. O turismo também é uma forte atividade empregadora e econômica para o Lago de Furnas”, destacou Costa.

Para Jorge Vieira, presidente da Associação dos Aquicultores e Empresas Especializadas do Estado de Minas Gerais – Peixe MG, ressaltou a abrangência da cadeia de valor da piscicultura. “Quando falamos na cadeia de valor da piscicultura, estamos falando desde a produção de alevinos, passando por produção, processamento, distribuição, até o peixe – no caso a tilápia, na mesa do consumidor ou em bares e restaurantes.”

A coordenadora do Circuito da Tilápia, Jussara Lima, enfatizou a abrangência do evento. “O Circuito da Tilápia percorre diversas cidades, levando conhecimento e inovação para os piscicultores, fortalecendo a cadeia produtiva e promovendo a integração regional,” destacou Jussara.

O secretário de Agricultura de Alfenas, Décio Paulino, destacou a importância do fomento à cadeia da tilápia para o município e para todo o entorno do Lago de Furnas, fortalecendo os produtores de peixe e os demais setores do segmento.

A empreendedora Rita, proprietária do tradicional Bar da Rita em Fama, município do Lago de Furnas, afirmou: “Há 35 anos estou fritando peixe, e vamos continuar, porque a tilápia é um peixe versátil e saboroso que conquista os paladares de todos.”

Eduardo Soares, representante do Sebrae da microrregião de Alfenas, enfatizou a importância de valorizar os piscicultores. “Estamos apoiando para que a trajetória profissional dos produtores seja fortalecida e eles possam crescer”, afirmou Soares.

O prefeito de Alfenas, Fábio Marques Florêncio, conhecido como Fábio da Oncologia, destacou a importância do circuito estar em Alfenas e reunir o setor da tilápia no Lago de Furnas. “O circuito quebra barreiras e coloca o produtor em contato direto com o consumidor e o empresário, sem atravessadores. Pescador é uma profissão difícil, precisa de suporte, mas vejo boas perspectivas para o setor”, concluiu.

A programação do circuito inclui uma série de atividades voltadas para piscicultores e a comunidade em geral:
– 07 e 08 de junho: Oficinas para piscicultores sobre manejo, licença e crédito, além de uma ação de degustação na Festa do Biscoito em Areado, com o lançamento do biscoito recheado com tilápia.
– 16 de junho: Oficinas para piscicultores e festim gastronômico com Cozinha Show em Fama – MG.
– 22 de junho: Oficinas para piscicultores e festim gastronômico com Cozinha Show em Boa Esperança – MG.
– 26 de junho: Cozinha Show com demonstração e palestra sobre piscicultura em Varginha – MG.
– 27 de junho: Seminário de Piscicultura e oficina para piscicultores sobre ordenamento da cadeia produtiva.
– 06 de julho: Ação de degustação e festim gastronômico com Cozinha Show em São José da Barra – MG.
– 11 de julho: Apresentação de produtos de couro de tilápia e moda, em parceria com a associação comercial de Alfenas e o Sindicato dos Produtores Rurais de Alfenas.
– 15 de julho: Oficinas para piscicultores, Cozinha Show e praça de alimentação da tilápia no Festival Internacional Mar de Minas – Música Erudita em Alfenas – MG.
– 17 de julho: Ação de degustação e festim gastronômico com Cozinha Show em Guapé – MG.

Com esta ampla programação, o Circuito da Tilápia e Circuito Peixe MG promete fortalecer a cadeia produtiva da tilápia, promover a economia local e valorizar a cultura regional.

(fonte e fotos: Ascom)

Notícias Recentes