Alfenas sediará a abertura oficial do Circuito da Tilápia e Circuito Peixe MG

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

 

No próximo dia 6 de junho, Alfenas, no Sudoeste de Minas Gerais, será o centro das atenções do setor aquícola com a abertura oficial do Circuito da Tilápiae Circuito Peixe MG. O evento, que acontece no Porto Fazenda Hotel às 19h, marca o início da Etapa Lago de Furnas e ressalta a importância da tilápiapara a região e para o estado.

 

A programação do Circuito da Tilápia e Circuito Peixe MG começa de fato no dia 4 de junho, com a Cozinha Show no estande da ALAGO durante a Feira da AMM – Associação dos Municípios de Minas Gerais. No dia 6 de junho, além do lançamento oficial, haverá uma palestra sobre a cadeia produtiva da tilápia.

 

O prefeito de Alfenas, Fábio Marques Florêncio, destacou a relevância do evento para a cidade epara a região. “Alfenas, como um polo regional, sedia um evento que promove o uso múltiplo da tilápia, valorizando o potencial do Lago de Furnas e fomentando o desenvolvimento econômico local e regional,” afirmou o prefeito.

 

A coordenadora do Circuito da Tilápia, Jussara Lima, enfatizou a abrangência do evento. “O Circuito da Tilápia percorre diversas cidades, levando conhecimento e inovação para os piscicultores, fortalecendo a cadeia produtiva e promovendo a integração regional,” destacou Jussara.

 

O presidente da Associação dos Aquicultores e Empresas Especializadas do Estado de Minas Gerais – Peixe MG, Jorge Vieira, reforçou a importância da tilápia para a economia local. “A tilápia é uma fonte de renda significativa para muitos produtores. Este evento é uma oportunidade para discutirmos práticas sustentáveis, manejo adequado e novas tecnologias que podem impulsionar ainda mais o setor,” disse Jorge Vieira.

 

A Etapa de Furnas do Circuito da Tilápia e Circuito Peixe MG, tem o apoio das Prefeituras de Alfenas e Fama, Sebrae, Sicoob Agrocredi, Acia, Abrasel, Alago e Senhorita Chopp.

 

 

Programação Completa do Circuito da Tilápia e Circuito Peixe MG:

– 04 de junho: Cozinha Show no estande da ALAGO durante a Feira da AMM – Associação dos Municípios de Minas Gerais.

– 06 de junho: Lançamento do Circuito da Tilápia e Circuito Peixe MG e palestra sobre a cadeia produtiva.

– 07 e 08 de junho: Oficinas para piscicultores sobre manejo, licença e crédito, além de uma ação de degustação na Festa do Biscoito em Areado, onde será lançado o biscoito recheado com tilápia.

– 16 de junho: Oficinas para piscicultores sobre manejo, licença e crédito e festim gastronômico com Cozinha Show em Fama – MG.

– 22 de junho: Oficinas para piscicultores sobre manejo, licença e crédito e festim gastronômico com Cozinha Show em Boa Esperança – MG.

– 26 de junho: Cozinha Show com demonstração e palestra sobre piscicultura em Varginha – MG.

– 27 de junho: Seminário de Piscicultura – Inovação no setor aquícola e oficina para piscicultores sobre ordenamento da cadeia produtiva.

– 06 de julho: Ação de degustação e festim gastronômico com Cozinha Show em São José da Barra – MG.

– 11 de julho: Apresentação de produtos de couro de tilápia e a moda, em parceria com a associação comercial de Alfenas e o Sindicato dos Produtores Rurais de Alfenas.

– 15 de julho: Oficinas para piscicultores sobre manejo, licença e crédito, Cozinha Show e praça de alimentação da tilápia no Festival Internacional Mar de Minas – Música Erudita em Alfenas – MG.

– 17 de julho: Ação de degustação e festim gastronômico com Cozinha Show em Guapé – MG.

 

Ainda dentro da programação, um Simpósio sobre Tratamento de Queimados foi realizado em São Sebastião do Paraíso, no dia 27 de maio, em parceria com a Santa Casa local e seu Centro de Tratamento de Queimados – Cetraq, que é referência estadual. O foco foi o uso da pele de tilápia no tratamento de pacientes com queimaduras, destacando a inovação e a eficiência deste método.

 

O Circuito da Tilápia e Circuito Peixe MG promete ser um marco para a região, promovendo o desenvolvimento sustentável e a valorização da tilápia como um recurso essencial para a economia local.

 

Ascom/Circuito da Tilápia

 

Notícias Recentes