Até sexta-feira (17), Legislativo é ponto de entrega de água mineral, alimentos não perecíveis e itens de limpeza e higiene; primeira remessa de donativos já segue para o RS.
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) prorrogou a campanha de arrecadação em solidariedade e apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, que está sendo realizada desde quarta-feira passada (8/5/24). Os donativos continuarão sendo recolhidos até a próxima sexta-feira (17/5).
O posto de coleta fica na entrada do prédio principal da ALMG, na rua Rodrigues Caldas, número 30, no bairro Santo Agostinho, das 9 às 17 horas.
Podem ser doados alimentos não perecíveis e itens de limpeza e higiene pessoal, além de água mineral.
A iniciativa faz parte do programa Assembleia Solidária e se junta à campanha SOS Rio Grande do Sul.
Primeira remessa de donativos segue para o Sul
Balanço parcial feito nesta terça (14) aponta que a Assembleia já recebeu cerca de 6.600 itens doados para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Entre os produtos arrecadados, estão cerca de 2 mil e 200 litros de água mineral, além de 35 cestas básicas e mais de 800 pacotes de alimentos não perecíveis, entre arroz, feijão, macarrão, óleo de cozinha, entre outros.
Também foram arrecadadas quase 1.500 unidades de produtos de limpeza e higiene pessoal, além de 300 pares de tênis novos, doados pelo deputado Fábio Avelar (Avante), e 18 pacotes de ração para animais.
Dentre as garrafas de 500 ml de água mineral que foram doadas, 1.200 foram contribuição da Cemig, 1.200 foram doadas pela Cofal e 240 foram doadas pela deputada Macaé Evaristo (PT).
As doações arrecadadas já foram levadas até o aeroporto de Confins, de onde seguem para o Rio Grande do Sul, em parceria com a Azul Linhas Aéreas. Apoiam a ação a Associação dos Servidores da Assembleia de Minas (Aslemg), Associação dos Aposentados da Assembleia (Aplemg), a cooperativa Sicoob Cofal e o Sindicato dos Servidores do Legislativo (Sindalemg).
Segundo o coordenador de segurança operacional do BH Airport, Pedro Stochi, ao todo já foram mais de 50 toneladas de itens arrecadados, fruto de doações de passageiros, colaboradores, população, empresas e instituições como a Assembleia Legislativa, em um movimento de muita solidariedade.
Os postos de coleta do aeroporto de Confins, no entanto, agora estão temporariamente fechados, até que tudo seja encaminhado de Minas para o Rio Grande do Sul. “Nesse momento, estamos concentrando esforços na logística de transporte do que já foi arrecadado, por via área e terrestre. Por isso, interrompemos o recebimento de doações, por enquanto”, afirmou o coordenador.
Também podem ser enviadas contribuições financeiras
Além da entrega de donativos, outra possibilidade de ajudar, desde segunda-feira (6), é por meio do pix CNPJ: 92.958.800/0001-38, para Banco do Estado do Rio Grande do Sul ou Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul.
Quando realizar a operação, é importante verificar se o nome da conta que aparece é “SOS Rio Grande do Sul”, e que o banco é o Banrisul.
O programa Assembleia Solidária é realizado desde 2011 e utiliza a força política do Legislativo para mobilizar os cidadãos, as entidades da sociedade civil organizada e as instituições públicas e privadas em torno de causas sociais.
(ASCOM / ALMG)