BRASÍLIA – O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) participou, nesta terça-feira (5), ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin, de uma homenagem ao ex-vice-presidente José Alencar, no descerramento da foto de Alencar na galeria da Vice-Presidência, localizada no Anexo II do Palácio do Planalto, em Brasília. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes, filho de José Alencar, também esteve presente no ato.
Rodrigo Pacheco relembrou a carreira pública de Alencar e destacou as qualidades que o tornaram um dos nomes mais importantes da política de Minas Gerais.
— José Alencar foi um dos homens públicos que mais dignificaram o nosso estado de Minas Gerais. Teve no diálogo inesgotável, na compreensão dos problemas reais, na simplicidade do trato e na incansável busca de unir os brasileiros seus principais legados — afirmou.
O senador, que exerceu o cargo de presidente do Senado e do Congresso Nacional por quatro anos, ressaltou também a trajetória empresarial de José Alencar, mineiro de Muriaé, que se consolidou como um dos grandes nomes da indústria mineira.
— Sua vocação empreendedora se tornou exemplo de dinamismo, inovação e transformação da cadeia produtiva do nosso estado, sem deixar de lado a sua grande preocupação com as questões sociais da nossa gente — salientou.
Pacheco ainda destacou a origem humilde de Alencar e sua perseverança em transformar a própria realidade e a de muitos que foram impactados por sua atuação.
— De origem humilde, a trajetória de José Alencar foi marcada pela sua constante luta para transformar a realidade, às vezes muito adversa, em oportunidades de crescimento e prosperidade, que ainda permitiram o desenvolvimento a muitas pessoas que tiveram o privilégio de sua convivência e do seu empreendedorismo — disse.