Estação particular em Delfim Moreira registrou a menor temperatura em MG; em Monte Verde, famosa pelas baixas temperaturas, termômetros ficaram em 1,7º C
Minas Gerais registrou temperaturas negativas na madrugada da terça-feira (27 de agosto) em pelo menos duas cidades do Sul do Estado. Em Delfim Moreira, uma estação particular chegou a registrar impressionantes -6,1º C. Nas estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada ocorreu em Monte Verde, onde os termômetros marcaram -1,7º C.
Na noite da última segunda-feira (26), o órgão federal alertou a população de mais de 70 municípios mineiros para o risco de geadas. Porém, o aviso previa temperaturas de até 3º C entre 3h e 8h, enquanto os dois municípios acabaram marcando temperaturas negativas.
Na manhã desta terça, o Inmet divulgou em suas redes sociais as menores temperaturas registradas no Brasil, sendo que Monte Verde aparece na 5ª posição.
Segundo o órgão, ele só divulga as informações referentes às suas estações meteorológicas. Porém, no site do instituto federal é possível acessar as informações de todas as estações meteorológicas do país.
Foi justamente em um destes equipamentos particulares, instalado na região do Charco, bairro localizado no alto da serra da Mantiqueira em Delfim Moreira, que os termômetros registraram -6,1º C.
Mas não foi só no Sul de Minas que a população sofreu com as baixas temperaturas. Em Belo Horizonte, a sensação térmica chegou a -7,4º C na estação do Cercadinho, na parte mais alta do município.
População pode esperar mais geadas na quarta (28)
Ainda de acordo com o Inmet, as baixas temperaturas deverão permanecer por pelo menos mais um dia na região Sul de Minas Gerais. O fenômeno foi provocado pela chegada de uma frente fria, que deverá perder forças após a chegada ao continente.
Com isso, pelo menos até esta quarta-feira (28 de agosto), Minas poderá registrar geadas.
(O TEMPO)