Articulação liderada pelo deputado Luizinho garante avanço de PL das ECVs

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

 

Regulamentação das empresas credenciadas de vistorias pode gerar cerca de 6 mil empregos diretos.

 

Com articulação do deputado estadual Luiz Antônio da Silva (PT), o Luizinho, o Projeto de Lei (PL) nº 1.195/23, conhecido como “PL das ECVs” , está pronto para o Plenário. Analisado e aprovado nas comissões de Transporte e de Fiscalização Financeira. na quinta-feira, 14, o texto que viabiliza o credenciamento de empresas para realização de identificação e vistoria veiculares deve ser votado pelos parlamentares na próxima semana, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

 

Para os deputados Roberto Andrade (PATRIOTA) e Thiago Cota (PDT), a atuação de Luizinho foi essencial para que o PL fosse aprovado. De acordo com Andrade, o parlamentar foi quem “comandou” os demais colegas na luta para aprovação do projeto, que vai permitir a geração de 6 mil empregos diretos em todo o Estado.

 

Segundo a presidente Sindicato de Empresas de Vistorias Veiculares em Minas Gerais (Sindev), Natália Martins Cazarini, a luta para que o projeto fosse aprovado foi longa e a aprovação se deu graças à atuação do deputado Luizinho, que tomou frente do projeto. “Já tínhamos alguns deputados que estavam envolvidos, mas aí veio o Luizinho com aquele gás dele. É bom quando encontramos alguém assim, que chega e fala ‘vamos fazer acontecer’ e realmente faz acontecer”, afirmou a presidente.

 

Com a aprovação do PL, as expectativas do empresário João Paulo Martins, de Areado, é de que as ECVs possam começar a atuar em breve. “Esperamos que agora tudo melhore, graças ao Luizinho e a equipe dele, que deu o apoio para a gente nessa luta que estava praticamente perdida. Era uma luta que estava desigual: os pequenos donos de ECVs lutando contra o governador. Muitos de nós investiram tudo o que tinham acreditando no projeto do Zema, viemos adequando para deixar tudo em ordem e veio uma bomba dessas”, disse.

 

De acordo com Martins, a atuação do deputado Luizinho foi essencial para que os 1.355 empresários que investiram nas ECVs pudessem ser ouvidos. “Ele foi essencial. Acredito que sem o apoio dele não teríamos conseguido. Temos só que agradecer ao Luizinho, de coração, o que ele fez não foi apenas pelas ECVs, mas pela família de todos os empresários que colocaram seu esforço e seu dinheiro pensando em dar um sustento melhor para suas famílias”.

 

O deputado Zé Guilherme (PP), relator do PL na comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, também se manifestou a favor do projeto. Para o parlamentar, o empenho do deputado Luizinho em ouvir os empresários e lutar pelos interesses do coletivo é sinônimo de democracia. “A democracia é isso, deputado Luizinho. Nós termos a sensibilidade de ouvir a sociedade, de entender os anseios da sociedade. Viemos aqui em um acordo respeitando o que eles [os empresários] acreditaram num decreto do Governo”, declarou Zé Guilherme.

 

Para o deputado Luizinho, o avanço do projeto nas comissões da ALMG demonstra a importância do diálogo no parlamento. “Em busca do bem-comum, construímos pontes entre os grupos políticos da Assembleia, entre a Assembleia e a sociedade. Atuamos de forma resolutiva, para resolver o problema que angustiava milhares de empreendedores mineiros e suas famílias. Ao mesmo tempo, preservamos a imagem do Estado de Minas enquanto instituição que cumpre compromissos”.

 

O deputado Luizinho também considera que a sensibilidade dos pares na Assembleia de Minas foi fundamental para a construção deste acordo. “O deputados foram sensíveis aos argumentos dos empreendedores, compreenderam que a causa era justa tanto para os empresários quanto para a boa imagem do Estado, o que é fundamental para a atração de investimentos econômicos. Agradeço muito a todos os colegas que sentaram conosco à mesa e possibilitaram com que, todos nós, políticos, empresários e governo, vencêssemos uma guerra sem disparar nem um tiro. Temos o melhor parlamento estadual do Brasil”, destacou o deputado.

 

O PL das ECVs

O Projeto prevê que a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET) possa credenciar pessoas jurídicas de direito público ou privado para realizar a prestação de serviços de vistoria de identificação veicular. Nesse sentido, a remuneração do serviço será feita à empresa credenciada mediante pagamento pelo preço público, estabelecido em decreto pelo Poder Executivo.

 

No começo de agosto, o deputado Luizinho organizou uma audiência pública, na Comissão de Administração Pública, da ALMG, para discutir sobre o PL. Na ocasião, cerca de 600 empresários de todo o Estado compareceram e relataram sobre o prejuízo que estavam sofrendo, devido à demora para aprovação do PL.

(Ascom)

Notícias Recentes